Divulgação

No Brasil o Dia dos Namorados foi criado em 1948 por João Dória – pai do atual governador do Estado de São Paulo João Dória Jr. Na época, o publicitário adaptou a ideia do Valentine´s Day para impulsionar as vendas da rede de lojas Clipper no mês de junho. O dia 12 foi definido para ser próximo ao dia de Santo Antônio, conhecido pela religião católica como o “santo casamenteiro” e celebrado em 13 de junho.

Mais de 70 anos depois, empresas de diversos segmentos se apropriam da data comemorativa para divulgar seus produtos e serviços e se engajar com o público.

Com a ajuda dos seguidores do Instagram, onde foi promovida enquete via Stories na última semana, o PROPMARK selecionou as principais campanhas produzidas para o dia. Confira abaixo:

Vivo

Em 2011 a Vivo deu vida à clássica canção “Eduardo e Monica”, da banda Legião Urbana, e criou um dos principais virais daquele ano.

Anos depois, em 2015, a operadora de telefonia apostou no hit Exagerado, de Cazuza. As duas campanhas são assinadas pela Africa.

Laka

Produzido em 1988 o filme “Me dá um Beijo”, da Lintas para a Laka, conquistou não só o público brasileiro, mas também um Leão de Ouro no Festival de Cannes.

O Boticário

Em 2015 a marca de perfumaria e cosméticos causou polêmica ao incluir casais do mesmo gênero em sua campanha, criada pela AlmapBBDO.  A peça ganhou até mesmo vídeo-resposta do pastor Silas Malafaia e foi bastante criticada por grupos conservadores. 

Já na década de 90 O Boticário fez sucesso com uma campanha de duplo sentido protagonizada pela jovem Mariana Ximenes. O filme “Vou da sim” é da W/ Brasil e dificilmente seria veiculado nos dias de hoje.  

C&A

#BruMarNaCeA foi a primeira (e única) campanha estrelada pelo então casal Neymar e Bruna Marquezine. As peças, desenvolvidas para o Dia dos Namorados do ano passado, mostravam momentos de intimidade do relacionamento e viralizou nas redes sociais.  A produção é da Mangaba Produções e a divulgação foi realizada pela Máquina Cohn & Wolfe.

Zorba

Mais uma da série “não existia limites nos anos 90”. Na peça da agência Fox, a marca de cuecas Zorba lembra o público masculino de “embrulhar o passarinho” para a comemoração.

Reprodução

Renner

Também querida pelo público, a campanha de 2016 da Paim para a Renner mostra a reconciliação de um casal após anos de distância.

Serenata de Amor

O vídeo “Paixão”, de Serenata de Amor para o Dia dos Namorados de 2008, fala sobre a evolução dos sentimentos e o que faz com que eles se tornem amor. A criação também é da W/ Brasil. 

Bradesco

Em 2002, a Neogama desenvolveu para o Bradesco campanha que mostra recém-casados conversando sobre inseguranças da futura vida a dois.

Lembrou de mais alguma? Deixe aqui nos comentários.