COO e CSO da WMcCann afirma ter tido poucos exemplos de mulheres em cargos de liderança

Renata Bokel é Chief Operating Officer (COO) & Chief Strategy Officer (CSO) da WMcCann, mas, antes de ingressar no universo da comunicação e, mais especificamente, da publicidade, atuou por 10 anos na área de direito ambiental, com direito a “placa com nome” na porta da sala. Foi aos 27 anos que Renata decidiu deixar a advocacia para começar do zero na comunicação.

A executiva iniciou sua carreira no mercado publicitário como gerente de marca da Ana Couto Branding & Design. Depois disso, tornou-se diretora de planejamento da Africa, desenvolvendo e gerenciando a estratégia do Itaú, Walmart e Vivo. Mais tarde, tornou-se VP de planejamento da Isobar e BETC/Havas, trabalhando para marcas como Fiat, Jeep, Sky Brasil, TIM, Nivea, Banco do Brasil, Unilever, Whirlpool, Peugeot e Citroën, PepsiCo, entre outras.

Antes de ingressar na WMcCann, Renata liderou o departamento de consumer e engagement para América Latina na IBM iX e foi responsável por projetar soluções de marketing que combinam criatividade, estratégia e tecnologia para clientes e consolidar uma presença mais ampla da empresa para grandes marcas como Vidalink, Santander e Volks.

“Desde a época do direito, eu busquei ter uma carreira data-driven. Eu não podia usar ‘eu acho’, ou chegar em um caso sem argumentos concretos e comprovações. E na comunicação também procuro essa mesma estratégia desde o início, quando não se falava sobre isso”, disse a executiva.

Foi em 2019 que Renata assumiu como Chief Strategy Officer (CSO) da WMcCann. Na época, Kevin Zung, que ocupava o cargo de COO na agência, afirmou que ter uma profissional com o background de Renata, que unia comunicação e tecnologia, traria um olhar diferente para a estratégia de negócio dos clientes. Neste mesmo ano, Renata integrou o júri do Cannes Lions na categoria Creative e-commerce.

Em março de 2022, Renata foi promovida a Chief Operating Officer (COO), com o objetivo de reforçar a eficiência operacional e a integração na busca por ampliar os resultados dos clientes da agência. Na época, Renata afirmou que seu desafio seria “integrar as equipes de uma maneira eficiente e ágil, direcionando os trabalhos para que eles tragam o melhor resultado aos clientes”.

Curiosa, inquieta e corajosa

Mãe do Bento e vinda de uma família matriarcal, Renata afirmou ter crescido em um ambiente de mulheres fortes, mas que durante a sua construção de carreira, teve poucos exemplos de mulheres que estavam em cargos de liderança.

“Minha mãe era executiva e sempre fui acostumada a ter perto de mim figuras femininas muito fortes. Mas, ao mesmo tempo, sempre vi minha mãe usar terninhos e não usar perfume, nem maquiagem para não parecer tão feminina nas reuniões. E olha que ela era uma executiva de uma revista de moda feminina…”, relembrou a executiva.

Definida por si mesma como inquieta, curiosa e corajosa, Renata afirmou que um ponto que a ajudou durante a sua trajetória até o cargo de liderança que ocupa foi ter tido líderes homens que aliados na luta por mais espaço para as mulheres. “

Hoje, Renata diz que uma de suas paixões na carreira é formar times e incluir, cada vez mais, as mulheres nas conversas. “Eu acredito muito na generosidade corporativa, em incluir mais mulheres diversas na conversa. A WMcCann hoje tem 63% de mulheres na liderança e 58% na agência”, completou Renata.