A nova regulamentação da publicidade em mídia exterior, uma medida que começou com a Lei Cidade Limpa, em São Paulo, e se estendeu para outras capitais, como Curitiba, tem gerado mudanças no mercado publicitário. Com a restrição à propaganda de rua, outros segmentos começam a ganhar impulso como alternativa de mídia.
“A substituição por mobiliário urbano – cartazes e painéis – ou ainda a publicidade indoor deve ganhar espaço”, opina Cícero Lago, publicitário e sócio-proprietário da agência de propaganda 4.3.3. Comunicação Lago.
O decreto em Curitiba não proíbe, mas estabelece novos limites para instalação de outdoors e letreiros nos imóveis, padroniza o formato, o tipo de material e a instalação de painéis publicitários. Também cria regras para a instalação de publicidade na fachada de edifícios.
Na opinião de Lago, o que está acontecendo nas principais cidades brasileiras é um patrulhamento estético e não um combate à poluição visual. O publicitário cita que não há estudo, notícia ou referência de dano causado ao ser humano pela mídia urbana. Ele lembra que existem pesquisas apontando como as poluições atmosférica e sonora afetam a saúde, mas não fazem qualquer menção quanto à visual. “O que está acontecendo no Brasil é uma tendência mundial e não uma ação contra a poluição”, destaca.