Alessander Firmino: publicidade personalizada tem performance melhorBola da vez no mercado publicitário, a mídia programática chama a atenção por vários motivos. A Criteo, empresa de tecnologia especializada em publicidade digital, afirma que os usuários da internet preferem uma comunicação personalizada a uma peça que não tenha nada a ver com eles. “A publicidade personalizada traz uma performance muito melhor do que uma comunicação simples. O mercado hoje está bem evoluído em relação à questão da mídia programática”, afirma Alessander Firmino, diretor-geral da Criteo no Brasil.

Segundo o executivo, o retargeting (anúncio que ‘persegue’ o usuário com oferta específica de produto pesquisado anteriormente) também já não é mais considerado intrusivo. “O usuário tem a opção de não receber mais aquela publicidade se não quiser. A Criteo foi pioneira no opt-out, sendo que a rejeição é muito baixa”, conta Firmino.

Há três anos no mercado brasileiro, a Criteo tem origem francesa e alcançou a marca de quase um bilhão de usuários de internet impactados por mês com anúncios personalizados em tempo real. Segundo o relatório MMX da comScore, os anúncios da Criteo chegaram a 994 milhões de usuários de internet em setembro de 2014 e ressaltam a força e a escala da Criteo na indústria de publicidade online, posicionando-a como a segunda globalmente, atrás apenas do Google Display Network. A empresa revela receita de 194 milhões de euros no terceiro trimestre de 2014 e crescimento de 70,9% ano a ano. No Brasil, a Criteo impacta 81% dos usuários de internet.

Firmino diz que o retargeting  em mobile é uma das tendências do mercado e hoje já representa 30% do negócio global da Criteo. A empresa também acaba de desenvolver plataforma cross device. De acordo com o diretor-geral da Criteo, o foco da empresa hoje é o atendimento a pequenas e médias empresas. “Elas tendem a seguir o que as grandes marcas estão fazendo”, completa ele.

Segundo o eMarketer, o investimento em mídia programática nos Estados Unidos vai alcançar US$ 10 bilhões em 2014, com um crescimento de 137,1% e representando 45% do mercado de display digital.