Após a DM9 perder 12 Leões, o País Criativo do Ano ficou com 95 troféus no Cannes Lions 2025
A publicidade brasileira foi da euforia ao desalento na 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, realizada na França entre os dias 16 e 20 de junho de 2025. O balanço inicial contabilizava 107 Leões. Mas a realidade logo despencou. Após a DM9 perder 12 prêmios, o País Criativo do Ano ficou com 95 troféus, apenas três a mais que em 2024.
O case ‘Efficient way to pay’ teve o GP de Creative Data e um Bronze em Creative Commerce cassados por conteúdo manipulado com inteligência artificial. Em telejornal da CNN Brasil, de 2021, a jornalista Glória Vanique apresentou a notícia “Aumenta procura por eletrodomésticos mais econômicos”, alterada para “Economia na conta de luz vira forma de pagamento de eletrodomésticos”, supondo que se tratava da ação. A senadora estadual DeAndrea Salvador, do Partido Democrata da Carolina do Norte (EUA), também apareceu no videocase com voz e imagem adulteradas.

Questionamentos acerca da veracidade de ‘Plastic blood’ ainda fizeram com que a DM9 devolvesse um Ouro em Design, um Ouro em Brand Experience & Activation, um Ouro em Print & Publishing Lions, uma Prata em Brand Experience & Activation, uma Prata em Industry Craft, uma Prata em Design, um Bronze em Direct e um Bronze em Outdoor Lions. A agência retornou também uma Prata em Print & Publishing Lions e um Bronze no Outdoor Lions - prêmios que haviam sido endereçados ao projeto ‘Death gold’.
Dos mais de 800 troféus distribuídos pelo festival, fica a tendência de incorporar propósito e questões sociais no cerne de produtos e serviços. O Grand Prix de Sustainable Development Goals conquistado pelo Brasil com ‘The Amazon greenventory’, da Africa Creative para a Natura, é um exemplo. A ação utilizou drones equipados com inteligência artificial para criar um inventário da floresta. Vale lembrar que a Record estreou no Cannes Lions com cobertura multiplataforma.
Leia a íntegra da matéria na edição impressa de 15 de dezembro.