Com o tema “Comunicação e pensadores”, o painel que encerrou o segundo dia do V Congresso Brasileiro da Industria da Comunicação, nesta terça-feira (29), contou com a participação de Eurípedes Alcântara, diretor editorial da Revista Veja, mediador do debate, além do filósofo Luis Felipe Pondé e dos jornalistas Eugênio Bucci e Caio Túlio Costa.
Pondé iniciou a apresentação destacando a função do pensador na comunicação. Para ele, seu papel é criar algo que não seja óbvio, que faça as pessoas pensarem. Disse ainda que é necessário que o pensador atual não tenha medo de desagradar o receptor com suas ideias, como tem acontecido. Já Bucci começou sua análise afirmando que hoje ninguém consegue dominar as mensagens porque houve uma transformação na forma de se comunicar, mas, mesmo assim, não o jornalista acredita que o mundo esteja passando por uma revolução tecnológica.
Bucci tambem destacou como, na visão dele, as agências enxergam os consumidores. Para ele, quando uma empresa quer promover uma marca e fazer com que a opinião publica se engaje numa ação, o target passa a ser um mero alvo. Para o jornalista, é necessário acabar com essa ideia de querer atingir o inconsciente do outro, estratégia que não considera “legal e leal com o consumidor”.
Túlio Costa, por sua vez, disse que acredita sim que o mundo esteja vivendo uma revolução. Para ele, o principal sinal disso é a mudança na cadeia de valor, já que todo mundo pode produzir conteúdo e ser uma mídia. Outro ponto abordado por ele, que também reflete essa revolução, é que o mundo está saindo da área agrária e está ficando urbano e, com isso, todos passam ter a oportunidade de ser mídia, por exemplo. Hoje existem novas possibilidades de comunicação e, por isso, o modelo de negócio mudou definitivamente.