Tem “novidade” na FCB Brasil. Ricardo John assume em setembro como CEO, em substituição a Aurélio Lopes, e de CCO, no lugar de Joanna Monteiro, que terá nova função na FCB Global. O executivo deixa a J. Walter Thompson, onde era CEO desde 2018 e CCO desde 2012 . Com 42 anos e 19 de profissão, John tem 40 Leões em Cannes, 24 One Show Pencils, 6 D&AD Pencils, entre outros prêmios nacionais e internacionais.
Aurélio Lopes, que desde 2006 é CEO da FCB Brasil, segue como chairman Brasil e Latin America. O profissional afirma que planejava a sucessão desde o ano passado. “Depois de 13 anos é chegada a hora de dar a FCB um novo comando, uma nova inspiração e liderança. Conheço o John há muito tempo e tenho uma enorme admiração por ele. É a pessoa certa na hora certa. Sigo numa posição mais institucional e estratégica, tanto para o Brasil quanto para a América Latina, podendo agora me dedicar mais a planejar o futuro da FCB”, diz Lopes.
John ressalta a familiaridade da mudança e diz que está “voltando pra casa”. “Foi na FCB que fui diretor de criação e diretor executivo de criação pela primeira vez. Sempre tive um carinho muito especial pela agência e pelo Aurélio. Aprendi muito com ele e tivemos uma parceria generosa e produtiva. Existe uma coincidência de valores muito grande entre nós; ambos acreditam no poder da criatividade para construir marcas e que ambientes leves e felizes produzem os melhores trabalhos”, comenta.
Em sua gestão na J. Walter Thompson, ele implementou o projeto 20/20, ação de inclusão racial cujo objetivo é ter 20% de profissionais negros nas áreas estratégicas da agência até 2020. Após a iniciativa, o número subiu de 3% para 14% e os profissionais do 20/20 participaram de projetos como O livro Black Box, criado para a Universidade Zumbi dos Palmares, ganhador de Leão de Ouro no Cannes Lions 2019.