Piccinini, Ferrari Filho e MacielFundada no dia 29 de março de 1962 por Rino Ferrari, hoje presidente do conselho consultivo, a Rino Com é uma das poucas agências 100% nacional “sobrevivente” há tantos anos no mercado. Sua bela casa na Avenida 9 de Julho, em São Paulo, é uma das referências dessa que é uma das principais vias paulistanas. Seu símbolo, um rinoceronte, de longe é perceptível. O mamífero, por sinal, está espalhado por toda a empresa, de miniaturas a um em tamanho quase real no jardim de sua sede. Existe uma explicação, que vai além das duas primeiras sílabas do nome da agência: é uma das poucas espécies do reino animal que não anda para trás.

Algo que permeia a atuação da agência, segundo seu presidente, Rino Ferrari Filho. “Temos um turn over positivo de profissionais, com muitos jovens atuando nas diversas áreas da agência. Uma mescla interessante que ocorre entre os nossos 60 profissionais, onde também se encontram pessoas seniores, com vivência no mercado – caso dos três sócios que hoje estão à frente da operação. E quando digo à frente, é literalmente, pois nos envolvemos em todos os projetos”, afirma.

Os sócios, no caso, são Ferrari Filho, Esdras José Maciel, o vice-presidente executivo, e Fernando Piccinini Jr, vp de criação. Este diz que dá prazer acordar logo cedo e saber que irá ser um dos responsáveis pela regência de uma banda formada por mais de 20 anunciantes que estão satisfeitos com o trabalho. “Tem cliente que reclamava que sua antiga agência não dava uma devida atenção a ele. Para nós é o contrário – eles nos deixam cuidar de sua verba, e nós devolvemos em talento”. “O melhor que pode ocorrer com uma agência é não administrar crises, justamente porque essa crise inexiste aqui dentro”, completa Maciel.

Para Ferrari Filho, dois dos principais diferenciais da Rino Com são a agilidade na entrega do trabalho e a ética que permeia esse relacionamento com os clientes, e a relação com os fornecedores, a mídia e com os próprios profissionais que atuam lá. Piccinini, ao falar de ética, diz que “o dinheiro que passa aqui não é nosso, e sim do cliente; a verba tem sempre que ser otimizada”. Maciel conta também que está no DNA da agência resolver integralmente o problema do cliente. “De alguns anos para cá se fala muito em comunicação 360 graus, integrada, completa. As terminologias são várias, mas para nós isso sempre foi apenas ‘comunicação’. Nunca precisamos de nomenclaturas para que isso fizesse parte de nosso dia a dia”.

Isso vale também para a comunicação digital que, como ocorre nos dias de hoje na maior parte da agência, ultrapassou a barreira do on e offline. “As campanhas estão amarradas em uma só ideia. A mídia em que será executada é outra questão”, diz Piccinini, lembrando que até em endomarketing a Rino se envolve. “Eu faço palestras para os funcionários de nossos clientes. E quando eu falo para centenas de profissionais da Scania, por exemplo, dou ainda mais credibilidade àquela marca com que eles convivem no dia a dia”. “Nos relacionamos em todos os níveis com os clientes. É por isso que falamos tanto nessa satisfação”, acrescenta Ferrari Filho.

Para os 50 anos da agência, está sendo preparada uma grande pesquisa qualitativa e quantitativa. Trata-se de um estudo apenas com pessoas na faixa dos 50 anos – formadores de opinião e “pessoas comuns”, escolhidas nas ruas –, para saber sobre seus hábitos de consumo, como eles vivem, o que pensam do futuro e outras questões que possam gerar insights para os clientes. Para não falar que a agência não tem nenhuma ligação fora do país, a Rino Com faz parte da rede global de agências Icom, uma operação multilocal presente em mais de 50 países, gerida sem a subordinação de uma matriz. Ferrari Filho é o atual diretor regional América Latina da associação.