O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 abriu uma concorrência para definir a produtora que será responsável pela produção e gestão executiva de cerimônias de grandes eventos ao vivo ligados aos jogos do Rio. A primeira grande apresentação que será realizada sob comando da empresa será um show de cerca de oito minutos durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Londres 2012, quando a Bandeira Olímpica será entregue ao prefeito do Rio de Janeiro. Para esta concorrência, os interessados deverão se cadastrar no site oficial dos Jogos (www.rio2016.com) e precisarão comprovar experiência prévia na organização de grandes cerimônias de eventos olímpicos. O vencedor será escolhido por uma Comissão Julgadora composta por membros do Comitê Rio 2016, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e por outros integrantes a serem anunciados.Entre os projetos que envolverão a empresa vencedora estão as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016; os Live Sites no Brasil e em 15 localizações internacionais em 2016; o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica; o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica; as Cerimônias de Entrega de Medalhas e de Recepção das Delegações na Vila Olímpica e Paraolímpica e as apresentações dos esportes durante os Jogos Rio 2016.Para se ter uma ideia do tamanho da produção, o Comitê Organizador dos Jogos do Rio apresenta números da última Olimpíada: a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 envolveu 20 mil profissionais, 30 mil fogos de artifício, 300 mil toneladas de iluminação e atraiu uma audiência global estimada em cerca de dois bilhões de telespectadores.A empresa ou consórcio vencedor do processo seletivo deverá planejar todos os aspectos técnicos e administrativos, incluindo cronograma central, organograma, orçamento, contratação e administração de pessoal e produção das cerimônias e eventos. Entre as tarefas relacionadas às cerimônias, estão ainda a elaboração e o gerenciamento de um plano de logística e de planos operacionais, a identificação do local que servirá de base para a produção, o desenvolvimento e o gerenciamento de uma base de dados de credenciamento e a instalação e remoção de todos os itens de palco, cenário, adereços e figurinos. Segundo o Comitê, a empresa ou consórcio que vencer o processo seletivo supervisionará outras produtoras a serem escolhidas, em um processo que multiplicará a experiência de organização de megaeventos no mercado brasileiro.O vencedor também participará de um projeto de engajamento do público com as Federações Esportivas Internacionais nos quatro anos que antecedem os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, com o objetivo de incrementar o envolvimento dos espectadores. A seleção será aberta a concorrentes brasileiros e internacionais, com a possibilidade de formação de consórcios para que duas ou mais empresas combinem qualificações para atender aos critérios de participação. As empresas estrangeiras concorrentes precisarão inaugurar uma filial no Brasil, caso sejam selecionadas, para garantir a capacitação profissional e o desenvolvimento de talentos brasileiros como legado do processo seletivo.A avaliação das propostas apresentadas levará em conta, entre outros fatores, o entendimento e a integração com a estratégia Rio 2016; o entendimento do escopo do projeto; a equipe de produção proposta; a solução para assegurar cumprimento de prazos e continuidade dos serviços em qualquer circunstância, e a proposta comercial. A empresa ou consórcio vencedor será apresentado até 31 de agosto. As etapas do processo seletivo podem ser conferidas no site www.rio2016.com.br. Vale apontar que os aspectos criativos dos grandes eventos e cerimônias serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a talentos brasileiros.Por Teresa Levin