O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 lançou um edital para a seleção das agências que irão desenvolver as ações de comunicação durante o próximo ano. A concorrência prevê a contratação de um pool de até seis agências, sendo até três de propaganda e três de promoção para trabalhar as ações previstas no cronograma do evento.

Segundo comunicado do Comitê, o ano de 2014 será marcado por lançamentos importantes como os programas de voluntários e de venda de ingressos, além do lançamento das mascotes. Segundo o documento, o objetivo de contratar um pool de agências é ter opções de escolha para o desenvolvimento das campanhas e a garantia de atendimento em trabalhos paralelos.

Em agosto do ano passado, foi lançado edital semelhante para escolha de agência de publicidade, vencido pela F/Nazca S&S. A assessoria do Comitê esclarece que a agência realizou ao longo deste ano um job de planejamento, já encerrado. O novo edital refere-se à criação de campanhas publicitárias e ativações para o ano que vem. Os contratos costumam ser anuais, mas se haverá renovação ou nova concorrência para o trabalho a partir de 2015, ainda não está definido.

O edital está disponível no Portal de Suprimentos do Comitê e as interessadas deverão enviar as propostas até 3 de dezembro. As agências escolhidas serão anunciadas até o dia 20.

Briefing por slogan

Nesta segunda-feira (11), o Comitê passou o briefing do concurso para a criação do slogan dos Jogos, concorrência pontual anunciada no fim de outubro. O concurso é voltado para agências de publicidade e propaganda e o processo foi dividido por fases.

Na primeira, a de habilitação técnica, as empresas  interessadas apresentaram cases de criação de slogan ou temas de campanhas, cartas de referência dos clientes que contrataram os trabalhos apresentados nos cases, currículo da equipe que irá atuar neste projeto e comprovante de associação à Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda), Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) ou Cenp (Conselho Executivo das Normas-padrão).

As empresas selecionadas nesta primeira fase foram convidadas para a reunião de briefing e agora terão 15 dias para apresentarem as propostas criativas, com a defesa do conceito e aplicação da logomarca. As propostas serão analisadas por uma banca examinadora formada por integrantes do Comitê Rio 2016. Caso seja necessário, as finalistas serão chamadas para reuniões individuais e ajustes nas propostas para que seja escolhida a vencedora.

O resultado final será divulgado no início de dezembro. O valor do prêmio à vencedora é de R$ 26.946,00, de acordo com a remuneração prevista na tabela do Sinapro-SP 2013/2014.

*atualizada às 18h03