Orientado pelo conceito #nadaseracomoantes o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016 foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 30, em São Paulo, prometendo mudanças que começam a ser divulgadas com bastante ênfase no meio digital – seja pela hashtag ou pelo perfil do evento em diferentes redes sociais que vão aquecer o mercado até a data do evento. Entre as mudanças, a principal está no endereço: após mais de 40 anos, o evento deixa o Pavilhão de Exposições do Anhembi para ser realizado no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes).

Com a mudança, o objetivo é atrair mais visitantes – no ano passado foram mais de 750 mil apaixonados por carro reunidos no evento – e aproximar o público dos expositores, melhorando a experiência entre consumidor e marca, por meio de áreas mais amplas para test-drive, mais tecnologia e conectividade. “A mudança é fruto de um trabalho extenso, que teve início dois anos atrás, com muito diálogo e conversa”, disse Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento.

De acordo com o VP executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida, a mudança de local foi feita com o apoio das marcas participantes – até o momento, aproximadamente 30 marcas estão confirmadas e a expectativa é somar de 80 a 90 expositores.

O executivo destacou ainda três parceiros do evento: Rede Globo, que fará uma ação de cross promotion com o GP Brasil de Fórmula 1, que ocorre no fim de semana de abertura do Salão; Instituto Ayrton Senna e Stock Car, campeonato que terá uma corrida em Interlagos no segundo fim de semana do evento.

Digital

Segundo Almeida, a ideia é apostar cada vez mais no meio digital, inclusive para a venda antecipada de ingressos, que se inicia na próxima sexta-feira, 1/4. Para este ano, a expectativa é que 70% das entradas sejam vendidas pela internet e, para 2018, 100%.

O Salão do Automóvel será realizado de 10 a 20 de novembro com o apoio da Anfavea (Associação Nacional do Fabricantes de Veículos Automotores) e Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores). Até lá, as informações do evento serão compartilhadas na internet, por meio do Facebook, Instragram, Twitter, Snapchat e Periscope. Além disso, estão previstas parcerias com os aplicativos Waze e 99Taxis. “Teremos uma estratégia digital mais agressiva”, define Almeida.