A gatinha mais famosa do mundo ultrapassa a casa dos 30 e chega em plena forma aos 40 anos. Criada pela japonesa Sanrio, que comercializa os mais de 50 mil produtos da marca em mais de 100 países pelo mundo (no Brasil são três mil), Hello Kitty terá como função principal em 2014 a distribuição de abraços.
O “compromisso” ilustra todo o material comemorativo envolvendo a personagem, em projeto desenvolvido internamente pela companhia. O principal deles é o logo global, adaptado a cada um dos países onde será distribuído sob o tema “Arigato, abrace muito!”. O Brasil terá outros dois: “Arigato a todos!” e “Abrace muito!”. “Após tanto tempo fazendo parte da vida de muita gente, ela também quer agradecer o carinho recebido”, afirma Renata Pereto, gerente de marketing da Sanrio do Brasil.
Os festejos do aniversário começaram com um “First Hug” no Japão, ainda em 2013. Durante o ano de 2014, todos os países onde a bonequinha é comercializada pela Sanrio terão o seu “Primeiro Abraço”. O brasileiro acontece nesta quinta-feira (23), na sede do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), em São Paulo.
“Nosso objetivo é levar alegria a essas crianças, que enfrentam tantas dificuldades. É um evento que contará com festinha na brinquedoteca, doação de brinquedos da Hello Kitty e uma visita da personagem aos que passam por quimioterapia. Como as crianças estão em tratamento, temos de ter alguns cuidados e não será uma festa tradicional, mas haverá música e esperamos que elas se divirtam bastante”, conta Renata.
No dia em que a personagem completa as quatro décadas, 1º de novembro de 2014, haverá eventos comemorativos em todo o Brasil. Até lá, ações preparatórias, buscando cada vez mais proximidade com o público, serão desenvolvidas. O aniversário também vai originar um hotsite, ações promocionais no Facebook e uma coleção de roupas e acessórios para mulheres adultas, feitas por um estilista cujo nome ainda é mantido em sigilo. Segundo Renata, a companhia está fechando acordo com uma agência para a expansão de sua plataforma online. O nome da agência também não foi revelado.
Alvo
Inicialmente criada para crianças, a Hello Kitty, com o passar dos anos, acabou agradando consumidores de todas as idades. Muito se deve às tantas parcerias da gatinha com personagens e ícones da cultura pop, entre elas a que recentemente resultou na linha Kiss, composta de pelúcias, cases e material escolar inspirados na banda de rock norte-americana. O próximo projeto do tipo envolve a animação “Os Simpsons”, com lançamento previsto para o segundo semestre.
“Iniciativas como essa têm potencial por agradar não apenas os fãs da Hello, mas também do parceiro, no caso ‘Os Simpsons’. Como ainda estamos no início do processo, o número de produtos ainda não foi definido, mas posso adiantar que algumas bonecas serão amarelas; outras terão características físicas dos personagens do desenho”, adianta Renata.
O fato de se caracterizar como marca multitarget permite à personagem uma ampla lista de possibilidades. Entre as novidades previstas para o ano está o musical “Hello Kitty”, que percorrerá 13 cidades do país, e a expansão do e-commerce www.lojadahellokitty.com.br. “O ano de 2013 não foi fácil. Tivemos de lidar com reestruturações na empresa e com o desaquecimento da economia, mas ainda assim conseguimos crescer. Estamos bastante otimistas em relação a 2014”, finaliza a executiva.