Lua criou o filme de celebração aos 460 anos de São Paulo assinado pela Prefeitura

 

No próximo sábado (25), São Paulo comemora 460 anos. A celebração inclui ações programadas pela prefeitura e por empresas parceiras, como a Rede Globo. A emissora irá realizar neste ano 460 atividades gratuitas em pontos diferentes da cidade, do centro às zonas periféricas, tendo como ponto nuclear o Parque do Ibirapuera. Marcas diversas também aproveitarão a data para celebrar o aniversário de São Paulo.

O grande show de aniversário deste ano será por conta de Paulinho da Viola. Ele se apresentará na Praça da República no dia 25, às 17h. Na sequência, às 20h, tem início um baile black comandado pelo Clube do Balanço, com Skowa, Jair Rodrigues e Karon Conká. O cantor norte-americano Keith Sweat encerra a noite com seu repertório R&B.

No centro, também acontece o “SP na Rua”, uma grande festa, em formato pulverizado. Os coletivos que ocupam a região do perímetro do Centro Expandido desenvolverão pequenas pistas de dança e atividades culturais. Entre convidados estão os coletivos Voodoohop, Santo Forte, Carlos Capslock, Organismo Piknik, A Rua é Show, entre outros.

No domingo (26), na Praça Ulisses Guimarães, acontece o Território Funk, às 14h. Nomes como Menor do Chapa, Bonde das Maravilhas, Mc Gui e Leo da Baixada irão promover um “pancadão” no local. O Mercado Municipal terá shows entre os dias 24 e 26. O tradicional circuito de apresentações do Mercadão terá nomes como Na Palma da Mão, Sampagode com Lecy Brandão, Dona Iná e Demônios da Garoa.

Uma novidade neste ano é a “São Paulo Carinhosa”, com programação voltada para o público infantil. As atividades, que incluem teatro e contação de histórias, acontecem na Praça das Artes, a partir das 9h, no sábado (25).

Relação

Globo realiza ações no Parque do IbirapueraAlém da programação oficial, haverá atividades promovidas por organizações parceiras, que veem no evento uma forma de reforçar a relação com seu público. A Rede Globo, neste ano parceira da prefeitura para as ações de aniversário, começou a comemoração bem mais cedo, logo no início do mês. Com o projeto SP 460 anos, a emissora tem promovido atividades no Ibirapuera desde o início de janeiro. Os visitantes do parque podem assistir a shows musicais e espetáculos teatrais, além de praticar atividades físicas com aulas gratuitas de alongamento, pilates e zumba. Também podem tomar aulas de judô com atletas olímpicos. Fugindo do centro, há atividades nas zonas Leste, Oeste, Sul e Norte. A programação completa está no site sp460anos.g1.globo.com.

De acordo com Eduardo Brandini, gerente de comunicação da Globo São Paulo, a estratégia da emissora é aproximar-se do público da cidade. “Somos muito relevantes em nossa programação, mas também somos preocupados com a cidade de nossos telespectadores e queremos criar uma identidade maior entre nossos telespectadores e nós”, afirma.

O aniversário também entrará no conteúdo editorial do canal. Estão sendo produzidas matérias diárias no “SPTV 1º edição” sobre cinco eixos: gastronomia, esporte, artes, cultura e mobilidade urbana. Ao todo são 25 matérias. Cinco filmes publicitários desenvolvidos pela comunicação interna da emissora enaltecem os eixos. “Queremos valorizar o que a cidade tem de bom”, explica Brandini.

As ações da emissora não irão ser encerradas no dia 25. O objetivo é manter pelo menos um grande projeto ao longo de 2014. A estrutura que foi montada no Ibirapuera, por exemplo, será levada para outros parques da cidade. O executivo não revela o investimento destinado para a realização das atividades. Segundo ele, as ações são financiadas com verba da área de comunicação da Globo para a cidade de São Paulo, recurso semelhante ao que o Rio de Janeiro tem. “Queremos reforçar nosso posicionamento de ‘24 horas em São Paulo’”, diz.

Convite

Nesta segunda (20) estreou a campanha oficial da prefeitura, que convida os paulistanos a aproveitar as ações de celebração. “O filme deste ano busca despertar na população o interesse pelos atrativos de São Paulo. Por isso, convidamos os paulistanos a ir para ruas conhecer melhor a cidade e aproveitamos para enfatizar que, este ano, a programação está espalhada por todas as regiões”, explica Flávia Godoy, diretora de atendimento da Lua, agência que assina a criação do filme.

Marcas exploram aniversário

Para comemorar os 460 anos de São Paulo, marcas como MasterCard, Itubaína e Avianca programaram atividades e preparam benefícios especiais para o target de cada companhia. A MasterCard, que incluiu a capital paulista no programa “Priceless Cities” no ano passado, promoverá uma exposição para “demonstrar seu amor pela cidade”. Sob o tema “Declaração de amor a São Paulo”, a companhia de cartões lançou o desafio a 24 renomados arquitetos e os convidou a estilizar peças em formato de coração.

MasterCard distribuiu corações por SPAs peças estão nas ruas Oscar Freire, Amauri, Dr. Mario Ferraz e Av. Brigadeiro Faria Lima, localizadas na região Sul da cidade, e ficam expostas durante o mês de janeiro. “Queremos deixar a cidade mais bonita, melhorar o sentimento destinado a São Paulo e reforçar o sentimento de orgulho sobre o que a cidade tem de bom”, afirma Alan Cream, diretor de marketing para alta renda da MasterCard.

A marca também usou o aniversário para lançar uma das primeiras promoções para os clientes cadastrados no programa “São Paulo não tem preço”. Os portadores de cartões da bandeira nas versões Platinum e Black terão 50% de desconto no segundo milk-shake que pedirem na rede General Prime Burger. Cada bebida leva o nome de um ponto turístico da cidade.

Giro

A Itubaína resolveu dar um “presente” para os paulistanos e preparou roteiros que incluem pontos inusitados e tradicionais da metrópole. Três ônibus retrôs, estilizados pela marca, circularão pela cidade, parando nos bairros Vila Madalena, Itaim, Jardins, Consolação e Centro. O acesso aos ônibus é livre e serão cinco roteiros diferentes. Há opções para quem quiser visitar centros de compras (Itaim) e para os que desejam passar pela Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa (roteiro Centro). A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Pepper.

Já Avianca criou tarifas promocionais para a campanha “Comemore voando Avianca”. Na segunda-feira (20), a companhia aérea ofereceu passagens a partir de R$ 99,00, por trecho para cinco destinos nacionais, partindo de São Paulo. A promoção é válida para embarque entre 23 e 30 de janeiro.