São Paulo é a cidade brasileira com a marca mais valiosa, estimada em R$ 233,5 bilhões. O dado tem como origem um estudo da Superbrands, que aponta o valor de marca dos municípios.
A lista das 10 cidades com marcas mais valiosas é completa por Rio de Janeiro (R$ 88,2 bilhões), Brasília (R$ 70,1 bilhões), Curitiba (R$ 26 bilhões), Belo Horizonte (R$ 24,6 bilhões), Manaus (R$ 20,9 bilhões), Porto Alegre (R$ 20,8 bilhões), Campinas (R$ 16,6 bilhões), Fortaleza (R$ 16,5 bilhões) e Salvador (R$ 15,6 bilhões). Entre elas, a única que não é uma capita é a paulista Campinas.
Para chegar a esses números, a Superbrand ouviu 18 mil habitantes dessas cidades e associou suas opiniões a dados econômicos e sociodemográficos obtidos junto aos IBGE (Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Foram também considerados aspectos como, admiração, gestão, comunicação, governança, segurança, limpeza, transporte e responsabilidade socioambiental para estabelecer a força da marca dessas cidades.
Segundo Gilson Nunes, CEO da Superbrands Brasil, o valor da marca-cidade é um importante ativo estratégico para a atração de capital, de turismo e de mão de obra qualificada. “São Paulo, a primeira do ranking, é vista como a melhor cidade para se fazer negócios e trabalhar, mas apresenta queda vertiginosa quando o assunto é transporte; já o Rio de Janeiro, em segundo lugar, é reconhecido pela população por sua forte vocação turística, mas tem problemas de imagem em aspectos como segurança e saúde”, afirma.