O interesse global pela alimentação baseada em plantas tem alcançado números expressivos. Levantamento do Google revelou que a busca pelo termo based plant cresceu 4.100% de 2015 a 2019. No Brasil, a tendência também tem sido percebida, com aumento de 150% no mesmo período para o termo “carne vegetal”. Os números foram acompanhados de perto pela Seara e seu novo núcleo de inovação – o Incrível Lab – que há 18 meses vêm estudado o segmento, e agora acabam de expandir oficialmente seu portfólio.
O objetivo é atender os 30 milhões de brasileiros que se consideram vegetarianos ou veganos, além dos consumidores interessados em variar sua alimentação. Após a experiência com o lançamento do Incrível Burger, a base de soja, em maio, na linha Seara Gourmet, a marca agora investe em uma linha mais completa. Batizada de Incrível, ela foi apresentada nesta terça-feira (3), em São Paulo, por José Cirilo, diretor de marketing da Seara, Marco Bebiano, diretor de bens de consumo do Google, e Cynthia Antonaccio, da Equilibrium, consultoria em nutrição parceira do projeto.
Os executivos trouxeram números sobre pesquisa inédita feita pela empresa de tecnologia com mais de 4 mil brasileiros. A ideia foi entender quais seriam os pontos de contato e oportunidades da marca com a nova oferta de alimentos veganos, e como entendem o fenômeno da alimentação vegana como comportamento social, psicológico e cultural.
Entre as descobertas, a marca entendeu que questões como desmistificar o que é comida vegana, bem como trazer receitas que mantivessem um sabor agradável estão entre os pontos-chave para a aderência a nova linha.
Com sete produtos, a linha Incrível alia essas demandas. Não à toa, os produtos como hambúrguer, coxinha, kibe e empanado são feitos a base de proteína de ervilha, combinada com a biomolécula i, composto extraído de ingredientes da natureza que dão sabor e textura próximos ao de carne tradicional. A comunicação do lançamento também está sustentada nessa lógica, trazendo conteúdo de influenciadores como a apresentadora do SBT, Maisa Silva, e os atores Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank, entre outros.
A agência WMcCann assina a comunicação, formada ainda por projeto de conteúdo em TV aberta, filme, entre outras ações. O projeto prevê ainda parceria com restaurantes, como no Allianz Parque, Applebee’s, Rodeio, Detroit Steakhouse, Habib’s, Ofner, Subway, entre outros. Os detalhes sobre o lançamento, bem como novos insights sobre alimentação based plant serão abordados na próxima edição impressa do PROPMARK.