Escrevendo para a edição do 50º aniversário da Admap, que parece estar à frente no futuro das marcas de comunicação, Matthew Maltby, líder de ideias no Google, destacou como o mobile tem mudado a forma como as pessoas usam o search, sentam em frente ao desktop, já que o celular está sempre disponível e retira um degrau entre o precisar e o agir.
No artigo intitulado “O futuro do search”, Maltby explica como esse comportamento foi um bônus para os publicitários. “Isso fornece uma audiência de insights únicos, alcance e engajamento”, ele afirma. “Isto faz o search ser apenas um lugar onde a marca pode garantir que seu anúncio será entregue para a pessoa certa, no lugar certo e na hora certo”.
O exemplo da L’Oréal Paris foi instrutivo: a marca de cuidados com o cabelo avistou um pico de termos de pesquisa relacionados a cabelos e estava apta a desenvolver dentro de alguns meses um produto para preencher uma necessidade particular do mercado consumidor. E, é claro, marketing foi simples em sua estratégia de como eles poderiam usar a pesquisa para atingir muitos públicos com o perfil.
“Uma ferramenta com uma pequena história do marketing da marca tem um grande futuro”, disse Maltby sobre o search e como isso “reflete para os interesses, intenções e comportamentos autênticos das pessoas espalhadas pelo mundo”. Isso pode ser usado para insights, para alcance e compromisso, ele adicionou.
Maltby explicou que pessoas procurando por “cabelos cacheados” estavam interessadas em estilos de cabelos, enquanto pessoas que procuravam por “cabelos secos” estavam interessadas em tratamentos para tipos de cabelo. Isso poderia facilmente ser estabelecido pelos resultados de busca orgânica, que detectam o que estava sendo mais procurado.
Com isso, tendo alcançado essa audiência, a relevância e engajamento podem se tornar importantes. Então, eles sugeriram que se uma mulher procura como “hairstyle” em seu dispositivo móvel às sete da manhã, em uma sexta-feira à noite, pode ser uma pesquisa de solução rápida. No entanto, se essa mesma mulher faz uma busca às 10 horas de sábado de manhã, talvez esteja mais interessada em um salão de beleza.
*Com informações de Warc