A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) está com processo de concorrência para a contratação de três agências de publicidade. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do último dia 6 de agosto e contempla contrato no valor de R$ 270 milhões.

A concorrência é do tipo melhor técnica e contempla serviços de comunicação institucional e publicidade de utilidade pública, incluindo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e supervisão da execução externa e a distribuição de ações publicitárias junto aos públicos de interesse do governo.

O contrato com a Secom prevê a comunicação institucional do governo federal, sob o comando do presidente da República, Jair Bolsonaro

Os serviços não abrangem as atividades de promoção, patrocínio, relações públicas, assessoria de comunicação e imprensa, nem a realização de eventos festivos de qualquer natureza. As propostas devem ser entregues no dia 22 de setembro.

Vale lembrar que as agências NBS, Calia e Artplan mantêm contrato desde 2017 com a Secom. A abertura de uma nova concorrência acontece dois meses após a posse de Fabio Faria como ministro das Comunicações. A pasta foi recriada a partir do desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A decisão foi tomada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 11 de junho.

A nova pasta tem a atribuição de cuidar das políticas nacionais de telecomunicações, de radiodifusão e dos serviços postais. Agrega a Secretaria Especial de Comunicação Social, antes na Secretaria de Governo da Presidência da República, além das secretarias de Radiodifusão e Telecomunicações.

Também estão sob o comando do ministério a Telebras, Correios, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Empresa Brasil de Comunicações (EBC).