Mantendo-se como a mais vitoriosa da história das Copas do Mundo e voltando a receber o torneio em seu território após 64 anos, a seleção brasileira de futebol também é a preferida entre os anunciantes. De acordo com o último estudo do Ibope Repucom – joint venture entre o Ibope Media e a Repucom, líder mundial em análise e pesquisa de marca para patrocínio esportivo –, a “entidade” arrecadou nada menos que R$ 126,4 milhões em publicidade para exploração de eu uniforme de treinamento, valor muito acima de qualquer outra grande seleção do futebol mundial.
A pesquisa, intitulada “2013/2014 Jersey Report”, chega à sua 15ª edição e apresenta um panorama do patrocínio esportivo nos principais campeonatos e ligas de futebol ao redor do mundo. Para as seleções, são considerados apenas os contratos para as vestimentas de treino – já que, pelas regras da Fifa, não é permitida a exploração de mensagens comerciais nos uniformes oficiais de jogo das seleções, com exceção do logotipo dos fornecedores de material esportivo.
A seleção brasileira de futebol atraiu mais que o dobro do montante recebido pela segunda colocada do ranking, a Alemanha, com R$ 41,6 milhões. Em terceiro aparece a Itália, com R$ 28,8 milhões, seguida pela Inglaterra (R$ 19,2 mi) e por Portugal (R$ 16 mi). Em um ranking com penetração predominantemente europeia – apesar da liderança brasileira –, outra representante latina é a Argentina, que figura na sexta colocação da lista, tendo arrecadado R$ 11,2 milhões de anunciantes.
“O patrocínio de seleções é um grande negócio e, neste ano, os holofotes estarão no Brasil, possibilitando mais exposição, reconhecimento e posicionamento de marca aos patrocinadores e parceiros”, enfatiza José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom, em comunicado. O profissional destaca que o apoio de anunciantes é, atualmente, um dos principais fatores para alavancar a receita das principais seleções de futebol.
A seleção brasileira se aproxima da Copa do Mundo com nada menos que 16 marcas parceiras, divididas em três níveis. Entre os patrocinadores estão Nike, Itaú, Vivo, Guaraná Antarctica e Sadia. Já entre os apoiadores estão MasterCard, Samsung, Nestlé, Extra, Gillette, Volkswagen, Gol Linhas Aéreas, EF English Town e Seguros Unimed. Ainda aparecem como parceiras a Parmigiani e a Tenys Pé Baruel. O estudo considera apenas as cinco principais, com direito à exploração do uniforme de treino – o que indica que o valor arrecadado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com patrocínio deve alcançar valores ainda bem superiores aos mensurados pelo Ibope.