A Selectra, criada em 2008 na França e presente no Brasil e em mais 12 países, “é um serviço de consultoria de telecomunicações, seguros e energia cujo objetivo é informar ao povo brasileiro o máximo possível sobre as suas contas domésticas.”

Um dos focos do momento é a atualização de informações do segmento de telecomunicações, por exemplo, com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

“Uma das medidas determinadas foi que as operadoras permitissem aos clientes acessarem ao aplicativo Coronavírus-SUS sem que o cliente precise de conexão online. Outra medida é que as prestadoras ampliassem a velocidade de internet, pois como muitos trabalhadores seguirão com suas atividades de forma remota, precisam que a internet seja de alta velocidade, além de liberarem acesso às redes WiFi em locais públicos”, disse a empresa por meio de sua assessoria de comunicação.

Segundo a Selectra, as empresas de telefonia também já adotaram a medida da flexibilidade de pagamento.

“As operadoras que oferecem o serviço de TV por assinatura estão ofertando canais extras para os clientes. Os clientes da Vivo poderão parcelar em até 10 vezes suas faturas, sejam elas de telefonia fixa, banda larga ou TV por assinatura, sem que os clientes tenham que pagar multa ou que seja cobrado juros, além de oferecer 15 dias extras de manutenção dos serviços”, elenca a pesquisa da empresa francesa.

Apesar de todas essas medidas estarem sendo tomadas pelas operadoras, após o decreto de isolamento social, o volume de reclamações (aqui) em relação à banda larga fixa aumentou 32%.

Esse aumento, de acordo com a Selectra, foi registrado durante a primeira e a segunda quinzena do mês de março, logo após ser decretada oficialmente a quarentena.

“Segundo os dados disponibilizados pela Anatel os consumidores estão procurando mais a agència para registrar uma reclamação, nos primeiros 15 dias de março o número de consumidores que gostariam de abrir uma reclamação passou de 27,7 mil a 36,5 mil pessoas. Muitos usuários comentam que precisam do acesso à rede mas acabam usando o 4G de outra operadora para seguir com as atividades e que se entram em contato com a operadora, elas oferecem um pacote maior de dados mas que no fim não entregam o prometido”, detalha a Selectra.