A Shutterstock, Inc. comprou a PicMonkey, plataforma online de design gráfico e edição de imagens que permite a criativos desenvolver elementos visuais para apresentações, anúncios, logotipos, cartões de visita e banners.
O movimento segue um dos objetivos da Shutterstock, de democratizar a criatividade e capacitar a criação de conteúdo profissional por qualquer pessoa.
Segundo a empresa, a integração do PicMonkey à Shutterstock permitirá que os clientes, seja qual for seu nível de conhecimento, criem um conteúdo bonito e de qualidade com eficiência e facilidade.
Fundada em 2012, a PicMonkey dá aos criadores acesso a milhares de modelos, gráficos e fontes, com dicas e tutoriais para produzir peças visuais sofisticadas com aparência editorial para uma ampla gama de canais. A aquisição da empresa integra a estratégia da Shutterstock de expandir sua oferta para pequenas empresas, fornecendo ferramentas adicionais para que não profissionais possam elevar seu conteúdo visual em uma variedade de plataformas.
![](https://i2.wp.com/assets.propmark.com.br/uploads/2021/09/picmonkey-shutterstock.jpeg?resize=206%2C199&ssl=1)
Stan Pavlovsky, CEO da Shutterstock, comenta que conteúdo é a base da oferta da Shutterstock, e selecionar um elemento visual é apenas uma etapa do processo criativo. “Uma peça-chave da estratégia e da visão da Shutterstock é oferecer um conjunto de soluções para toda a jornada criativa, independentemente da experiência ou nível de especialização. As ferramentas de design e edição fáceis de usar do PicMonkey, os recursos de colaboração entre equipes e nossa robusta biblioteca de modelos pré-projetados tornam a criação de peças com qualidade profissional para veiculação acessível em larga escala para qualquer pessoa, e justamente o que se espera da Shutterstock é que ela aprimore e acelere a entrega de nossa visão para clientes em todo o mundo”, diz.
Os principais recursos da ferramenta PicMonkey incluem edição de fotos, criação de efeitos, ferramentas de retoque, kits comunicação de marca, vídeo para armazenamento em nuvem, animações e páginas para criadores, empreendedores, marqueteiros sociais, profissionais de marketing, designers profissionais e criativos ocasionais.
A estratégia também expande o público potencial e o mercado atendido pela Shutterstock trazendo oportunidade para um mercado em franca expansão, o de software criativo e ferramentas de design, avaliado em US$ 8 bilhões. Espera-se que a aquisição contribua com aproximadamente 3% das receitas anuais da Shutterstock e traga mais de 200 mil novos assinantes para a sua bas.
A transação foi feita por US$ 110 milhões em dinheiro. As empresas CapM Advisors e Sheppard Mullin, respectivamente, prestaram consultoria financeira e consultoria jurídica para a Shutterstock. Já Lightning Partners e Latham & Watkins atuaram, respectivamente, na consultoria financeira e na consultoria jurídica para a PicMonkey.