A Shutterstock anunciou nesta quinta-feira (19) o lançamento oficial do Shutterstock Studios, juntamente com a contratação de seu novo chefe de produção global, Aiden Darné.

Esta nova divisão criativa estende a oferta da Shutterstock, fornecendo conteúdo personalizado combinado com ferramentas de produção e serviços em escala.

A Shutterstock Studios oferece serviços criativos personalizados ponta a ponta, fornecendo estratégia de conteúdo baseada em dados, produção em escala completa, narrativa de marca e amplificação.

De acordo com a Shutterstock, a divisão oferece uma combinação de soluções com o toque humano de fotógrafos, cinematógrafos, produtores e diretores dedicados de classe mundial, oferecendo serviços de parceria, incluindo narrativa de marcas, serviços completos de produção, ideação criativa, storyboard, escrita de roteiro, reserva de talentos, gestão de influenciadores e pós-produção – cada um entregue e adaptado às necessidades de cada cliente.

Segundo a empresa, a rede de mais de 1 milhão de colaboradores em todo o mundo em mais de 100 países permite que o estúdio seja especializado em captar nuances culturais e estéticas que falam aos respectivos mercados com arte e autenticidade.

“O lançamento do Shutterstock Studios é um marco para nossa empresa. Por meio de nossa talentosa rede global de fotógrafos, cinematógrafos e colaboradores que fornecem um catálogo interminável de conteúdo premium, podemos construir este estúdio de produção global e expandir nossos serviços”, disse o CRO da Shuttrerstock, Jamie Elden. “Sob o comando de nosso novo chefe de produção global, Aiden Darné, esperamos criar conteúdo inovador para todos os nossos valiosos parceiros, marcas e agências.”

Como chefe de produção global, Aiden supervisionará a produção global e a estratégia da Shutterstock Studios.

Mauro Guedes (Divulgação)

PROPMARK conversou com Mauro Guedes, country manager da Shutterstock Brasil, para saber detalhes do projeto.

Agências e produtoras devem se preocupar com o Shutterstock Studios ou ele funcionará com um parceiro para estas empresas?

As agências são importantes no ecossistema, especialmente no Brasil, e temos trabalhado em parceria com elas há um bom tempo. Studios foi desenvolvido para apoiar agências e complementar o que elas já fazem com excelência. Este é um serviço adicional que vem fortalecer nossa parceria também com as agências e produtoras, oferecendo um processo de criação e produção em escala com baixo custo. Nosso foco é fornecer, otimizar e tornar o produto criativo ainda melhor. O trabalho realizado pelas agências compreende uma área muito mais abrangente e é comum contratar fornecedores para as tarefas nas quais desejam especialistas externos.

Haverá uma equipe baseada no Brasil para entender as necessidades dos clientes?

Sim, temos uma equipe dedicada no Brasil que atua de forma direta em grandes contas de anunciantes e agências. Este time será a interface com os clientes e fará a ponte com o nosso “hub” de produção e serviços – um núcleo altamente capacitado para mapear as nuances de cada campanha e assim entregar de forma completa a narrativa ideal para cada marca.

Quais as expectativas do negócio para o Brasil?

O mercado brasileiro é bastante dinâmico e tem passado por rápidas mudanças.

Vimos o salto de crescimento dos vídeos, muito em função do digital. A busca por novos formatos de conteúdo criativo que entreguem maior engajamento alinhado com cada audiência será uma demanda cada vez maior e nossa expectativa é ganhar mais relevância ainda neste segmento, consolidando nosso posicionamento como parceiro em soluções criativas para agências, anunciantes, publishers e produtoras.

Há algo que não comentamos que você queira ressaltar?

Nossa missão é uma parte essencial da nossa diferenciação: dar mais poder de fogo à criatividade dos profissionais através de conteúdo, ferramentas e serviços. A Shutterstock tem ampliado sua gama de serviços para atender diversas necessidades do mercado. Nossa plataforma oferece imagens, vídeos e músicas prontas para usar e somos bastante conhecidos por estes produtos, mas cada vez mais somos parceiros estratégicos ajudando agências e marcas na produção de conteúdo sob demanda, integração de plataformas, e trazendo constantes lançamentos de produto, como os vídeos editoriais e UGC lançados há algumas semanas.

Temos em nosso DNA a diversidade de conteúdo através da nossa rede mundial de criadores. Com o Studios, podemos ajudar as marcas a fazer parte das conversas que acontecem ao redor do planeta.

Além disso, nossa base gigantesca de dados originados dos downloads em nossa plataforma global é transformada em insights para o mercado através de nossos relatórios anuais como o de Tendências Criativas e Tendências de Cores.