O presidente do Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), Geraldo Martins de Brito, emitiu nesta sexta-feira (16) um comunicado criticando a postura do Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo, que na última terça-feira (13) divulgou uma pesquisa sobre cargos e salários nas agências de propaganda, inclusive detalhando a média salarial de todas as agências filiadas ao órgão (leia aqui). Na ocasião, Benedito Antonio Marcello, presidente do sindicato, disse que um dos objetivos dessa medida era “estabelecer um piso por cargo e assim evitar a demissão de profissionais com ganhos mais elevados em substituição a outros, com salários mais baixos”.
Segundo Brito, “iniciativas de atualizar a codificação de cargos e funções publicitárias, em prol da valorização profissional são essenciais para o nosso setor. Porém, embora a ação do Sindicato dos Publicitários pudesse dar alguma contribuição sob esse aspecto, o Sinapro não considera válida a divulgação de informações sigilosas de propriedade das agências, relativas aos salários praticados”.
Na nota, o presidente destaca ainda o fato de que muitos dados divulgados neste projeto estão distorcidos e/ou não tiveram uma interpretação correta. “Estas informações, confiadas pelas agências ao Sindicato dos Publicitários unicamente para conferência do recolhimento da contribuição sindical, foram reveladas sem autorização, inclusive com a individualização de remunerações e cargos, o que permite identificar os funcionários no seu local de trabalho, além de conter classificações de cunho opinativo, que tentam denegrir a imagem e o nome das agências. Portanto, da forma como foi feita, esta iniciativa não traz qualquer contribuição para o desenvolvimento da atividade publicitária”, ressalta Brito no encerramento da nota.