Se nos Estados Unidos o cupom de desconto é parte integrante do processo de compra, no Brasil essa cultura toma corpo na internet. De acordo com dados de mercado, a busca por cupons de desconto online cresce mais de 100% ao ano. O Meliuz, site que oferece cupons de desconto online e gratuitos dos maiores varejistas, completou dois anos e comemora os resultados. São mais de 100 mil clientes cadastrados e mais de 1.000 lojas parceiras. Além dos cupons de desconto de até 50%, o site ainda permite que os usuários obtenham de volta de 1% a 35% do valor total da compra.
“Parte da comissão que recebemos das lojas dividimos com o consumidor, é o chamado cash-back. É um modelo simples e rápido. Sempre que o usuário comprar pelo Meliuz vai receber parte do dinheiro de volta. Em 2013, geramos uma economia de R$ 5 milhões para os nossos usuários e a meta este ano é crescer seis vezes e chegar a R$ 30 milhões. É um novo modelo no Brasil, mas já é concretizado em outros mercados”, conta Israel Salmen, sócio-fundador do Meliuz.
O executivo destaca que hoje o maior desafio, além do aumento da base de usuários cadastrados, que segundo ele cresce 15% ao mês, é fazer com que as pessoas confiem que vão receber o seu dinheiro de volta. “A nossa maior propaganda é o boca a boca. Hoje oferecemos R$ 5 para o usuário que indicar uma pessoa. Tem sido a melhor forma de divulgação para o site até o momento”, avalia Ofli Guimarães, também sócio-fundador do site.
Para os sócios, o site é uma forma de as lojas ampliarem suas vendas e fidelizar seus clientes. “As lojas estão percebendo o valor nisso, porque, além de aumentar as vendas, elas conseguem aumentar o tíquete médio”, reforça Salmem. Vale reforçar que o Meliuz é 100% gratuito para o usuário e recebe hoje cerca de 500 mil visitas únicas por mês. Um dos objetivos este ano é chegar a um milhão de clientes cadastrados. O site tem parceria com grandes varejistas, como Walmart, Submarino, Saraiva, Magazine Luiza, entre outros. O Meliuz recebeu investimento-anjo inicial de US$ 200 mil e mais US$ 40 mil do programa de aceleração de startups do governo chileno, o Startup Chile.
“A gente está confiando nesse mercado e estamos crescendo nele. É bom ver um modelo de fora, já concretizado, e começar a fazer isso no Brasil e ver que está dando certo. Funciona como um guia para saber onde pisar. O feedback dos consumidores também é muito legal. Mais de 40% dos nossos clientes já fizerem mais de uma compra, o que mostra que quem usa uma vez gosta e volta a comprar. É um número espetacular e isso num período curto de tempo”, ressalta Salmem.