A venda informal de produtos importados para os amigos se transformou no primeiro e-commerce inteiramente dedicado ao público masculino. Lucas Lima e Pedro Prellwitz perceberam esse potencial do mercado e uniram suas ideias a Flávia Mussalem e Leandro Grespan para criar o site Men’s Market, que chega aos dois anos “com mais de 10 mil clientes ativos, 90% de market share e estimativa de faturamento em R$ 7 milhões neste ano”, diz Grespan.
“Apesar de o mercado feminino ser bem maior que o masculino, as marcas já estão voltando seus olhos para esse consumidor, que tem crescido consideravelmente nos últimos anos”, explica o executivo.
Grespan afirma que o público varia de jovens de 18 anos até as pessoas mais velhas. No entanto, a idade média é pouco superior a 30 anos. “O público homossexual, por exemplo, é nosso cliente fiel, que compartilha nossos produtos no Facebook e faz a propaganda espontânea”, explica.
O investimento em publicidade é 100% focado em canais digitais, como redes sociais, SEO, links patrocinados, entre outros. Segundo Grespan, metade do tráfego do site vem do Facebook. Além disso, os vídeos produzidos para o YouTube têm gerado milhares de views, já que explicam os produtos, falam de assuntos do universo masculino e estimulam o consumo no site.
A equipe, por sua vez, se organiza em três áreas vitais. O marketing foca na geração de informações sobre os produtos e orienta as vendas. Este tem sido um ponto forte, detectado a partir de uma análise do público, que precisa ser educado para realizar a compra. Outra área é a de atendimento, que responde às dúvidas e estimula as vendas por meio dos seus canais. Por fim, o setor de compras estuda as mercadorias que serão comercializadas, com rigor de atendimento.
Sobre os produtos, os modeladores para cabelos correspondem a 40% das vendas, seguidos por xampus e, depois, acessórios para a barba. A procura pela loja virtual ocorre, explica o gerente, por haver poucas opções disponíveis no mercado. “Estamos vendendo para todo o Brasil e nossos produtos são de difícil acesso e bem específicos. Se pensarmos em uma pasta modeladora de cabelo, é possível encontrar apenas nas melhores farmácias de São Paulo. No interior é quase impossível.”
Em dezembro, o Men’s Market lançará uma linha própria de cosméticos, que é resultado das experiências de pesquisas com o público e no que acreditam estar faltando no mercado brasileiro. A novidade vem em parceria com uma marca ainda não divulgada, e pretende explorar a tropicalidade do país.
Dados
O consumo de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos destinados ao público masculino dobrou de tamanho em cinco anos, saindo de US$ 2,284 milhões, em 2008, para US$ 4,572 milhões, em 2013, segundo levantamento realizado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Consequentemente, isso significa que esse público está mais ligado aos cuidados com o corpo e a aparência, analisa Edson Castro, cofundador e editor do blog Manual do Homem Moderno.
As plataformas destinadas ao público masculino e, especificamente, ao público heterossexual, ainda não possuem a mesma representatividade que os canais destinados às mulheres. Porém, veículos e marcas já identificam o homem como um consumidor em ascensão, não apenas de produtos, mas também de informação.
Castro mantém o blog há dois anos, com assuntos que variam entre comportamento, estilo, esportes, mulheres, sexo e cerveja. A ideia surgiu da dificuldade que ele e o sócio, Leonardo Filomeno, tinham de encontrar um portal com notícias específicas do universo masculino.
O maior desafio encontrado pela dupla, relata o blogueiro, é o perfil geral dos leitores. “Ao contrário das mulheres, os homens entram no nosso site, consomem nossas informações, mas não compartilham, comentam ou expõem a leitura. Eles geralmente nos mandam emails com dúvidas ou observações, mas sempre querendo o anonimato. Por isso, utilizamos muito o analytics para mensurar com quem estamos falando.”
Em parceria com outros sete blogs, Castro lidera um novo projeto chamado “Homens Digitais”, que será lançado em novembro. O objetivo é reunir em uma mesma plataforma vários posts desses blogs e vender anúncios. “Os blogueiros frequentam os mesmos eventos e sempre temos coisas em comum que podemos compartilhar. Percebemos que todos juntos temos mais força de mercado e conseguimos atingir maior número de leitores, que podem encontrar diversas opções em um único lugar”, explica.