Na região Nordeste, as festas de São João movimentam as ações das marcas tanto quanto o Carnaval.  Se na semana passada a Itaipava, do Grupo Petrópolis, adiantou-se ao apresentar sua lata especial que celebra o período junino, desta vez é a vez da Skol, da Ambev, retrucar com o lançamento de uma embalagem comemorativa própria, inclusive adaptando o rótulo das garrafas retornáveis de 300 ml pela primeira vez na história da empresa, e ainda lançar oficialmente a campanha “São João Skol. Tem tudo de muito”.

Criada pela agência F/Nazca, a campanha foge um pouco do tradicionalismo da cultura nordestina e assume uma nova roupagem com o conceito de mistura de cores, ritmos e sons. O filme para televisão, que estreou no último fim de semana em sete estados do Nordeste, retrata um duelo musical entre um sanfoneiro que representa a velha guarda do São João e um jovem tocador de banjo. O duelo esquenta até que um DJ começa a tocar. O ritmo eletrônico se mistura ao som dos dois instrumentos e cria um tipo novo de música de São João curtida por um público jovem ao fundo.

Além do comercial, estão planejadas grandes ações inspiradas em grandes festivais de música, como espaços exclusivos dentro das principais comemorações em Campina Grande, na Paraíba, Caruaru, em Pernambuco, e Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Já em Salvador, capital baiana, foi montada a Casa Skol, uma casa de shows localizada no centro histórico de Salvador, que tem o objetivo de misturar ritmos como o forró e o axé.

Segundo a gerente de marketing regional da Skol, Mariana Senna, o Nordeste é reconhecido pela capacidade de misturar culturas e ritmos que dão certo. “Esse foi nosso insight para fazer uma festa repaginada, que vai envolver o público e fazer com que vivam experiências únicas”, aposta. Os espaços da Skol nas Festas Juninas tem criação da BFerraz.