Eduardo Souza, CMO da Evino (Crédito: Jussara Martins/ Divulgação)

Com sete anos de operação no mercado e mais de um milhão de clientes, a Evino se fortaleceu no e-commerce de vinhos no país. Com o intuito de democratizar o consumo da bebida, a marca traz um novo posicionamento ‘Viva mais histórias, seja mais vinho’, que aborda diversos relatos que são vividas ao redor da taça. Nesta entrevista, Eduardo Souza, CMO da Evino, comenta sobre os desafios que a empresa precisou enfrentar nos últimos sete meses, do fortalecimento das vendas digitais e das mudanças de comportamento dos consumidores. Além disso, o executivo fala sobre a expectativa com o lançamento da sua primeira marca própria, a Vibra!, e de como imagina o futuro do varejo.

Desafios da pandemia

Quando a crise da Covid-19 explodiu, a Evino rapidamente adaptou suas operações e campanhas. Foram criadas várias frentes de contato com o consumidor em casa, como a campanha ‘É hora de ficar em casa’, que contou com várias ofertas, vinhos com o câmbio congelado, frete grátis e mudança do logo para refletir o momento de distanciamento social. Fizemos lives no Instagram e conteúdos educativos como forma de entretenimento que segue até hoje. Tudo para incentivar as pessoas a ficarem em casa e deixar o momento de isolamento social o mais leve possível.

Alta dos preços

Nosso principal desafio foi encontrar formas de manter os produtos a preços justos para os consumidores, apesar da alta cambial sofrida no período. No entanto, como temos relações boas, e de longa data, com os fabricantes, conseguimos negociar os valores de forma a não prejudicar nenhum dos envolvidos, e garantimos o maior e melhor custo-benefício para nossos consumidores.

Mudança de hábito das pessoas

Fizemos pesquisas, algumas em parceria com a consultoria Provokers, para entender melhor quem são os consumidores de vinho no Brasil e como a Evino conversa com eles. Uma das principais descobertas é que o consumidor quer saber mais sobre a bebida para não errar na escolha – uma das principais dores da jornada de compra online – e para harmonizar com a comida que prepara, hábito que se tornou mais frequente por causa dos meses de isolamento social. Com isso, trouxemos para a nossa comunicação uma estratégia mais focada em conteúdo educativo. Para isso, contratamos a sommelière Jessica Marinzeck para atuar como porta-voz da marca. Além de auxiliar as equipes de comunicação na criação de peças mais informativas, Jessica é a responsável pelas lives realizadas no Instagram da Evino, levando conteúdos interessante e tirando as principais dúvidas dos consumidores.

Novo posicionamento de marca

Para apresentar ao público o novo momento da marca ‘Viva mais histórias, seja mais vinho’, a Evino realizou uma ação com influenciadores digitais no Facebook e Instagram, contando e convidando os seus seguidores a falar sobre suas histórias com a bebida. A ação começou com o ator e comediante Marcos Veras e incluiu o músico Mateus Carrilho, o chef de cozinha Dario Costa e a bailarina do Domingão do Faustão, Ivi Pizzott, entre outros nomes. A Evino também fez um novo vídeo-manifesto, mostrando essas histórias que são vividas ao redor da taça, disponibilizado nas redes sociais e no YouTube. Todos os pontos de contato com os consumidores foram reformulados de acordo com o novo conceito de marca, incluindo as caixas com os rótulos comprados.

Marca própria de vinho

Apenas no final de semana do lançamento do Vibra!, nossa primeira marca de vinhos, vendemos 2,5 mil latas. Esperávamos uma boa recepção do público, mas os resultados para o primeiro mês ficaram 40% acima do esperado, refletindo o sucesso do produto. Vamos trabalhar para que a lata se torne a bebida do verão, perfeita pra tomar na piscina, na praia ou no piquenique e para nos tornarmos top of mind em vinho em lata no Brasil. 

Vibra! é a primeira marca própria de vinho da Evino (Crédito: Divulgação)

Fortalecimento do e-commerce

Sempre atuamos no ambiente virtual. Então, temos uma equipe altamente qualificada, inclusive sobre o universo dos vinhos, que lidou muito bem com a transição do escritório para o home office e com as demandas que surgiram no período. Também mantivemos as contratações durante o período de distanciamento, realizando processos seletivos de forma totalmente digital. No total, contratamos 78 novos funcionários durante a pandemia. Atualmente contamos com 230 funcionários no total.

Futuro do varejo

A pandemia ajudou a expandir a venda online, que mudou de patamar e trouxe consumidores para experimentar o canal de venda. Não acreditamos que deva retroceder nos próximos anos. Mas, ainda assim, não vemos ruptura: creio que as lojas físicas vão se reinventar, oferecer mais experiência de marca, e seguir relevantes. Teremos um novo equilíbrio com o fortalecimento da experiência do consumidor.

Black Friday e Natal

Como neste ano tivemos a migração de parte dos consumidores para o e-commerce, que vivenciou a conveniência do canal, certamente eles vão continuar fazendo compras virtuais. Essas datas devem ser boas mesmo em um momento desafiador e de alta taxa cambial. A Black Friday é um momento importante para a Evino, em que sempre oferecemos muitas ofertas durante todo o mês. Este ano aproveitaremos também para apresentar novos vinhos aos consumidores e proporcionar a eles as melhores escolhas, com o melhor custo benefício, para abastecerem suas adegas. E para as festas de fim de ano, também teremos muitas novidades no portfólio, que certamente encantarão até os consumidores mais experientes.  

Quais são as perspectivas para 2021?

São bem positivas. Somos uma marca jovem e em evolução. A expectativa é de que a venda de vinhos online seguirá crescendo. Mas, como estamos discutindo as metas de 2021 agora, não conseguimos antecipar números disso.