Experiência do consumidor ganha ainda mais importância no Grupo Havas com a criação da Havas CX (Crédito Freepik)

O grupo francês de comunicação Havas anuncia a criação da Havas CX, rede global com mais de 1,2 mil profissionais especializados em transformação digital, e-commerce e engajamento vindos de 20 grupos de agências, que atuarão no desenvolvimento de projetos ligados à experiência do consumidor, estratégia que ganha cada vez mais importância na indústria da propaganda em todo o mundo.

As brasileiras BETC/Havas, HavasPlus e Havas Health & You também terão acesso a todos os recursos da nova operação presente em Londres, Paris, Nova York e Mumbai, incluindo grupos de agências globais como ekino (transformação digital), BETC FullSix (experiência do consumidor), Havas helia (engajamento do consumidor), além de Plastic Havas, Langoor, Boondoggle, Gate One, Think Design, Host/Havas e Project House.

“Com a Havas X, teremos a melhor proposta da indústria para a compreensão do engajamento do consumidor e continuaremos a fortalecê-la contratando talentos e adquirindo as melhores empresas”, declara Yannick Bolloré, chairman and CEO do Grupo Havas.

Com o suporte de estudos proprietários sobre a jornada de consumo das pessoas – como o Meaningful Brands, com 350 mil pessoas; estudos de Prosumer sobre consumidores de ponta; e o Índice X, um novo barômetro para medir e gerenciar a experiência do consumidor – a Havas CX segue a esteira de expansão do negócio. Depois da agência BETC FullSix em Paris, veio em 2019 a aquisição de estruturas especializadas como Langoor (engajamento digital), Think Design (experiência do usuário) e Gate One (consultoria digital e de transformação).

O posicionamento de marca das agências será atualizado para refletir a nova identidade da rede, responsável pelo trabalho de comunicação das marcas RB, Renault, Tesco, Maersk, Club Med, AbbVie, Airtel, Starbucks e Canal+. Lançada por meio do Havas Creative, a Havas CX será comandada por Yann Doussot (diretor operacional global).