Para o brasileiro, “tomar um cafezinho” é muito mais do que apenas tomar um café. Significa tirar um tempo, por menor que seja, para colocar conversa em dia com um amigo ou uma pausa na rotina para beliscar alguma coisa. Pensando em elevar essa experiência e personalizá-la com sua marca, a Starbucks Brasil começa a servir, em todas as lojas da rede no país, o espresso feito com o café arábica Brasil Blend, totalmente desenvolvido com grãos locais. Além disso, a empresa acaba de lançar um produto exclusivo e limitado, o café Brazil Nova Resende, que é resultado de uma seleção de grãos feita em 74 pequenas propriedades cafeeiras do sul de Minas Gerais. Com os lançamentos, a marca dá início à campanha “Cafezinho Brasileiro”.

O gerente de marketing da Starbucks Brasil, Renato Grego, reforça que as novidades estão alinhadas com a estratégia global da marca, que é oferecer produtos adaptados ao paladar e costumes de cada país onde está presente. “Tudo isso surgiu de pesquisas com o consumidor, esse conceito do cafezinho é bem pontual do Brasil, mas temos outros mercados fora observando o modelo que adotamos”, avalia. “Quando fizemos essa pesquisa, constatamos que para o consumidor tão importante quando o café é a experiência. Para o brasileiro, café sempre leva um acompanhamento, por exemplo”, acrescenta.

Como resultado da pesquisa, a Starbucks lançou uma xícara nova para servir seu café espresso, que a partir de agora passa a vir acompanhado de um mini muffin de chocolate, já que a versão original do doce é uma das mais pedidas nas lojas do Brasil. “E a escolha do Brasil Blend se deve em razão de ser um café que é agradável ao paladar do nosso público e muito bem aceito desde seu lançamento, em 2006”, diz Grego, lembrando que este é um produto servido somente no Brasil.

O café arábica Brasil Blend foi desenvolvido pela empresa em 2006, mesmo ano em que foi aberta a primeira loja Starbucks Brasil, mas somente agora passou a ser o grão oficial para os espressos servidos nas lojas.

A Starbucks Brasil realiza quatros campanhas por ano, sendo a “Cafezinho Brasileiro” a segunda do ano, com foco nos cafés genuinamente brasileiros e inserções nos meios digitais, tanto em mídias sociais quanto anúncios pagos. “Nunca tínhamos promovido em nenhuma campanha o café espresso, nem os Estados Unidos e outros países fizeram isso, de elevar essa experiência do cafezinho. Diferente de outros locais, o café espresso é o mais vendido no Brasil”, conta Grego.

O conceito e peças da campanha “Cafezinho no Starbucks” foi desenvolvido pela equipe de marketing da Starbucks em Seatle, nos Estados Unidos, e adaptada pela agência Rái.

Premium

A linha Starbucks Reserve é uma coleção especial de cafés arábica únicos de microlotes, disponíveis por períodos limitados, em regiões selecionadas. Das montanhas da Nicarágua até as terras altas de Papua-Nova Guiné, passando pelo litoral das Ilhas Galápagos, no Equador, os grãos desta linha são selecionados manualmente pelos mais experientes compradores de café de todas as partes do mundo. Depois disso, são torrados na Starbucks Reserve Roastery & Tasting Room, em Seattle, antes de o produto ser embalado e enviado para localidades selecionadas. Pela primeira vez, o Brasil ganha um café nesta linha especial, batizado de Brazil Nova Resende.

O produto é uma edição limitada, já disponível nas lojas brasileiras da Starbucks, e vem de 74 pequenas propriedades em torno da Serra de Ibituruna, em Nova Resende, cidade no sul de Minas Gerais. Cultivados em sombra parcial, os grãos amadurecem lentamente e retêm mais açúcares antes de serem secados naturalmente, resultando em notas frutadas que lembram vinhos tintos encorpados.