Refinar a linguagem e impactar o consumidor de maneira direta e efetiva é o objetivo da nova estratégia desenvolvida pela Sunset para a Procter & Gamble. A agência, que acaba de conquistar a conta da companhia, planeja apoiar-se em técnicas de data intelligence e conceitos de social CRM para multiplicar o número de cadastros na promoção “Avião do Faustão”, uma das ações mais valiosas da P&G. “Estamos no momento em que todos começam a prestar atenção nessa ferramenta tecnológica. Na programação de fóruns e congressos atuais, big data tem sido assunto recorrente. Agora vamos à frente, mostrando um case com base nesses conceitos”, diz Guto Cappio, presidente da Sunset.
O executivo ressalta que a tecnologia utilizada é comum junto a empresas financeiras, mas ainda pouco utilizada em companhias de bens de consumo. “Esse será um case que aponta tendências e mostra ao mercado as infinitas possibilidades do uso da informação em prol de uma comunicação mais efetiva com o consumidor e da compra de mídia otimizada”.
Para a definição da estratégia da promoção, com início neste mês de setembro, a Sunset também vai recuperar a base de informações de antigos participantes. “Um dos grandes desafios do meio digital é a correta segmentação da mensagem. Contamos com o Facebook e Google como parceiros: um para engajamento, outro para performance. Eles abriram as portas para o que virá. Queremos falar com o consumidor diretamente no feed de notícias da página dele, é ali que devemos estar”, declara Cappio.
No projeto, 15 fanpages de produtos P&G serão ativadas, como as de Ariel, Oral-B, Wella Koleston, Duracell, Gillette, Ace, Always e Pantene, entre outras. Além do número de cadastros físicos, o objetivo da campanha, que ainda inclui mobile, é aumentar o número de produtos cadastrados por participante. “Temos metas agressivas. A primeira etapa é atingir o consumidor, mensurar as ações e números. A segunda onda, no entanto, é melhor, já que poderemos devolver resultados com melhores iniciativas. Estamos construindo algo a partir de um novo modelo, o que implica aprendizado. E, quanto mais você faz, mais você aprende”, diz o executivo.