A fim de estimular a multiplicidade nos mais diversos aspectos e promover a inovação sob o ponto de vista social e de negócios, a SunsetDDB criou o Move, projeto que busca unir pessoas de dentro e fora da agência, com diferentes bagagens, para uma troca pessoal e profissional.
A ideia embrionária do projeto surgiu como uma espécie de escola voluntária de comunicação, que trabalharia para fomentar o desenvolvimento e a inclusão de grupos minorizados, geralmente apartados da bolha que se formou ao longo de décadas no mercado publicitário. O comitê, no entanto, optou por um formato que não fosse unilateral.
Sendo assim, os encontros acontecem duas vezes por semana, com uma hora e meia de duração, e promovem conversas e aprendizados de dentro para fora e de fora para dentro. Entre as pautas estão criação, estratégia, conteúdo, negócios, produção e outras temáticas especificas de acordo com os talentos dos participantes.
“Gerar inclusão não é se colocar em posição professoral, mas sim promover uma troca real. Dos estagiários às lideranças, todos nós temos muito a aprender. Então nos colocarmos na posição de colegas e participantes faz bem mais sentido para a nossa proposta”, afirma Rafael Lisita, supervisor de estratégia e coordenador do comitê de D&I da SunsetDDB.
Nesta etapa inicial, que começou em outubro, a primeira turma de participantes do projeto terá dois meses de encontros. Na segunda etapa, alguns dos participantes serão convidados para um mês de vivência entre as equipes da agência.
Dentre as iniciativas que surgiram com o projeto, está o “Publicionário”, uma cartilha que explica de modo simples, direto e em português os anglicismos e termos técnicos utilizados de forma bastante específica nas agências de publicidade.
“É um exercício diário de simplificar as coisas, sair da bolha e democratizar o conhecimento, estabelecendo uma troca mais fluída e propondo a horizontalização das relações”, explica Gabriela Campagnucci, estrategista de conteúdo da SunsetDDB.