No próximo domingo (2), às 21h, mais uma vez milhões de americanos voltarão sua atenção para o evento de maior audiência televisiva dos Estados Unidos: o Super Bowl, a charmosa final da NFL (National Football League) que será disputada em Nova York entre Denver Broncos e o Seattle Seahawks. A novidade este ano é a festa acontecer em um estádio aberto – o Metlife Stadium em East Rutherford, Nova Jersey – em pleno inverno nova-iorquino. O show previsto é de Bruno Mars, com participação de Red Hot Chili Peppers. Esta é a 48ª edição do evento.
A Fox Sports, que transmite a partida, vendeu rapidamente todas as suas cotas de publicidade – antes mesmo da temporada dos jogos ter início. Na edição do ano passado, a transmissão foi feita pela CBS, que cobrou cerca de US$ 3,8 milhões por cota (break de 30 segundos). Este ano, a média foi de US$ 4 milhões. No ano passado, a audiência foi de 108,4 milhões de pessoas.
A Fox está produzindo na Times Square um local para assistir à partida ao ar livre – com proteções especiais para o frio. Por sinal, a Broadway ganhará uma área de lazer patrocinada pela NFL, com direito a um gigantesco tobogã. No Brasil, os direitos de transmissão desde 1989 pertencem à ESPN, que desde o início da semana passada vem exibindo diariamente o programa “The book is on the table” (normalmente exibido às sextas-feiras) com reportagens especiais sobre o Super Bowl. O canal fez uma promoção nas redes sociais para levar um telespectador com acompanhante para assistir à partida. Os patrocinadores deste ano são Applebee’s, Conti Bier, Unilever/Axe, Head & Shoulders (P&G), Mitsubishi, Johnny Walker e Sony.
Cobertura
Esta semana, 11 pessoas da equipe brasileira da ESPN partem para Nova York para o quarto ano consecutivo de cobertura in loco. O narrador Everaldo Marques e o comentarista Paulo Antunes farão entradas diárias na programação com reportagens sobre a final e aspectos culturais de NY. No dia da partida, haverá um “Abre o jogo” a partir das 19h30 até o início da transmissão, às 21h. Assim como no ano passado, haverá webcam exclusiva na cabine de transmissão brasileira. Uma curiosidade é que no ano passado, quando faltou luz no estádio, essa foi a única câmera que continuou transmitindo imagens ao vivo. A rede Cinemark, em parceria com a Cinelive, exibirá o jogo em cinemas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
Oportunidade
Nova York promete uma festa ainda maior do que em anos anteriores. A presença em Manhattan de celebridades do mundo do esporte e executivos de publicidade e marketing é considerada uma grande oportunidade para os veículos. Por isso devem ser ainda mais grandiosas as duas tradicionais festas “temáticas” – o DirecTV Celebrity Beach Bowl e a Maxim Super Bowl Party, esta última da revista masculina. O Beach Bowl da DirecTV mobilizará uma tenda de proporções gigantescas e toneladas de areia para simular uma praia na região do Pier 40, à beira do rio Hudson. A ESPN também organizará uma grande festa em Manhattan, já tradicional.
Patrocinadores
O mistério em torno dos comerciais exibidos nos breaks comerciais do game permanece, mas a maioria já divulgou teasers em busca de popularidade – principalmente na internet –, inclusive as versões oficiais completas. Por sinal, pela primeira vez o Ad Blitz, canal oficial do YouTube dedicado aos filmes do Super Bowl exibiu uma prévia dos filmes estrelados por celebridades como Arnold Schwarzenegger, Scarlett Johansson, Ben Kingsley, Stephen Colbert e David Beckham.
Schwarzenegger, por exemplo, estrela com outros nomes uma campanha de Bud Light criada pela BBDO e que envolve uma encenação com câmeras escondidas, mais de 400 atores e uma pessoa que não suspeita de nada. A empresa de web-hosting GoDaddy, que tradicionalmente se utiliza de mulheres atraentes em seus filmes de gosto bastante duvidoso, dessa vez colocou uma legião de marmanjos fisiculturistas – e sutilmente inseriu a piloto Danica Patrick, garota-propaganda da GoDaddy, entre eles, usando uma roupa especial que a fez parecer musculosa – correndo em direção a uma pequena loja de bronzeamento artificial. A intenção é mostrar como os sites hospedados e desenvolvidos na GoDaddy ganham visibilidade. A criação é da Deutsch NY e a veiculação será durante a segunda metade do jogo.
São basicamente as mesmas marcas que vêm acompanhando a final há muitos anos – com alguns estreantes, entre eles as marcas de iogurte grego Chobani e Oikos. Confira a lista das presenças este ano e suas respectivas agências: Anheuser-Busch InBev (BBDO, Cannonball e Anomaly), Audi of America/Volkswagen (Venables Bell & Partners), Axe/Unilever (BBH Londres), Butterfinger/Nestle (Dailey), Carmax (Silver & Partners), Cheerios (Saatchi & Saatchi NY), Chevrolet (não divulgada), Chobani (Droga5), Coca-Cola (não divulgada), Doritos/PepsiCo e Frito-Lay (Goodby, Silverstein & Partners), GoDaddy (Deutsch), H&M (produção interna em cooperação com criadores independentes), H. J. Heinz (Cramer-Krasselt), Hyunday Motor America (Innocean), Intuit (RPA), Jaguar (Spark44), Kia (David & Goliath), M&M/Mars (BBDO), Oikos/Dannon (Vinizius/Y&R), Paramount Pictures/Viacom (criado internamente para divulgar o filme “Transformers: Age of Extinction), PepsiCo (TBWA/Chiat/Day), SodaStream (Humanaut), Squarespace (criado internamente), Toyota (S&S Los Angeles), TurboTax/Intuit (W&K), Volkswagen (não divulgado) e Wonderful Pistachios/Roll International (The Fire Station).