Nóbrega: semelhança entre português e espanhol motiva a crescerAntes mesmo do fechamento do semestre, a Tail Target, primeira DMP (Data Management Platform) brasileira, já comemora os bons resultados do período. Nascida em 2012, a empresa triplicou de tamanho, hoje é líder no segmento no país e dá início ao plano de expansão para a América Latina – o México é o primeiro mercado a receber uma subsidiária do negócio.

Segundo o CEO da Tail Target, Cristiano Nóbrega, a implantação do trabalho no México já está em andamento e ainda este ano outros países da região devem passar a receber os serviços da empresa. Para o executivo, a semelhança entre o português e espanhol é um dos motivos que impulsionam a empresa a se expandir para o mercado latino-americano. “Nosso objetivo é mesmo ser um grande player em todo o mercado latino-americano e a semelhança entre os sotaques é o que nos diferencia.

Entender, literalmente, como as pessoas se comunicam em português e espanhol é um desafio enorme para empresas americanas que têm algoritmos em inglês, por exemplo. Nós já temos algoritmos preparados para o português, e é mais fácil estender isso para o espanhol porque são línguas latinas. A gente tem essa aderência mais fácil”, pontua Nóbrega.

Atualmente, a Tail Target oferece um banco de dados de hipersegmentação massiva, disponibilizando em tempo real informações sobre o perfil de 100 milhões de internautas no Brasil – em 2012, esse número era de 20 milhões. De acordo com o executivo, esse perfil mais detalhado do usuário é o que permite criar campanhas e até mesmo desenvolver produtos de forma mais assertiva, o que, segundo Nóbrega, justifica os bons resultados da empresa em um ano de crise. “Em tempos de orçamentos restritos e disputa pela audiência, precisamos assegurar eficiência dos esforços e racionalização dos investimentos. Esse é o papel da hipersegmentação de audiência: conhecer melhor as pessoas e entregar o que de fato interessa a elas. Isto tem um valor enorme para o anunciante”, diz.

Assim como ocorreu no lançamento da empresa, que enfrentou um cenário até então desconhecido no Brasil, o desafio é conquistar esse mercado em outros países latino-americanos, o que é visto por Nóbrega como uma oportunidade. “A América Latina é um território totalmente novo. Se o Brasil está mais ou menos dois anos atrás do mercado americano, pode-se dizer que outros países latinos estão, em média, com dois anos de atraso em relação a nós. Tudo isso traz um desafio, a empresa tem que estar preparada para essa diferença, tem que ter uma postura de evangelizar o mercado, mais ou menos como fizemos aqui em 2012 e ganhamos mercado”, disse.

Programática

Ainda como parte dos planos de expansão, a Tail Target assinou, em maio, contrato com o Yahoo! para integrar seus dados à YAM Plus (Yahoo Ad Manager), uma DSP criada pela multinacional americana com o objetivo de operar a compra e venda programática de mídia para grandes anunciantes.

Com o acordo, os anunciantes que utilizam a plataforma YAM Plus passam a contar com mais de 200 tipos diferentes de segmentação disponibilizados pela Tail Target, cujos dados estão divididos em oito módulos: gênero, faixa etária, localização, geolocalização, renda, interesses, microinteresses, estilos de vida e times de futebol na plataforma para a entrega de publicidade segmentada.