Espaços amplos e corredores largos interligam os ambientes que formam o andar da Talent Marcel em um dos principais endereços de São Paulo.
Com aproximadamente 220 colaboradores, a agência opta por ter os times trabalhando de forma muito próxima em uma grande área cheia de mesões. Uma dessas mesas concentra as lideranças.
Outro pilar desenvolvido é o de quanto mais próximo, melhor. “Prezamos pela integração e agilidade. Precisa ser muito azeitado e próximo para funcionar. Todo método de trabalho é bom se as pessoas são boas na atitude, na competência e na intenção”, diz João Livi, CEO da agência.
A maior parte da diretoria está na casa há poucos anos ou meses, como Gustavo Macedo, diretor-geral de BI e inovação, e Carol Escorel, diretora de atendimento e operações.
O board é fruto de mudanças que estão ocorrendo na casa nos últimos anos. “Cada agência quer ocupar um lugar. O nosso sempre foi ter um papel e uma contribuição estratégica para o negócio do cliente, não só funcional ou só criativa. Queremos ajudar o cliente a transformar seu posicionamento em asset. Isso significa não fazer da comunicação a finalidade. Ela é o meio”, diz Livi.
Com esse norte, a transformação constante chega a 2020, ano que a agência completa quatro décadas: primeiro como Talent e, desde 2015, como Talent Marcel. Em outubro daquele ano, ela se associou à francesa Marcel, também da rede Publicis, e mudou o nome.
Mudanças e tradição
Toda essa ambientação coletiva é indicativo do futuro do mercado. Recentemente, em visita a um cliente, Livi viu que o presidente decidiu destruir sua sala para ficar entre o time. “Tenho sala por questões às vezes de confidencialidade, mas passo a maior parte do tempo pela agência, conversando, trocando, participando”, explica.
Outro ponto que é cultivado na agência é a colaboração e o trabalho em parceria. Diria que o ditado ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’ virou ‘ajuda quem tem juízo’. Se você é líder, chefe, CEO, tem experiência… você ajuda, não fica só mandando, não.”
O olhar personalizado vale para a troca entre colaboradores de diferentes cargos e para a relação agência-cliente. Entre operações exclusivas e personalizadas está a da Claro, que tem sala cheia de materiais e equipe dedicada. “O que monta para um cliente não serve para outro. São únicos”, diz Livi.
Para a diretoria, um dos focos da cultura da casa é tornar a Talent Marcel “a agência em que mais se aprende no Brasil”. Profissionais são enviados para eventos dentro e fora do Brasil, além de terem acesso a treinamentos e cursos. “Requalificação e aprendizado não podem parar”, diz Gabriela Soares, diretora-geral de planejamento.
Para facilitar o fluxo de informações, há encontros quinzenais e reuniões praticamente diárias entre as áreas. “O poder que emanava da hierarquia e da informação que você tinha hoje é em função do que você compartilha. Valor tem no processo, não na cadeira que ocupa”, pontua Livi.
Para as lideranças, essa visão de futuro e a tradição da Talent Marcel é o que atrai profissionais como eles mesmo. “Encontrei acolhimento, valores como ética e oportunidade de transformar a área de pessoas em algo muito relevante para o negócio”, diz Michelle Mica, diretora de recursos humanos. “Vim pelo mood de abertura, pela visão de mercado e por ter claro que teria uma missão”, conta Macedo.
Para Luiza Porto, à frente de relações com o mercado, há um conjunto de fatores que a mantém na casa. “Um misto de pessoas e valores, e como isso reflete na área de comunicação. Nunca vivemos de factoides.”
Carol também une passado e futuro: “A história da agência e fazer parte de levar o legado para outro patamar. E há um clima gostoso de trabalhar.”
Já Livi, que dos 40 anos participa dos últimos 20, é a soma de “ética pessoal, respeito e cuidado entre as pessoas”. “Coisas que não mudam”, afirma.
RAIO X
Agência: Talent Marcel
Ano de fundação: 1980
Lideranças: João Livi (CEO e CCO), José Eustachio (chairman), Gabriela Soares (diretora-geral de planejamento), Herbert Gomes (mídia), Carol Escorel (atendimento e operações), Gustavo Macedo (BI e inovação), Michelle Mica (recursos humanos), Luiza Porto (relações com o mercado), Fernando Bottura (financeiro)
Principais clientes: Banco Safra, Claro, Ipiranga, Heineken (Glacial, Itubaína, FYs), Mercedes-Benz, CNA, Mapfre, SEMP TCL, Tigre e Tilibra