Faltando cerca de três meses para o início da Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho, a Cartaxi, empresa especializada em publicidade para táxis, anuncia seus projetos para o evento, que terá jogos realizados em seis cidades brasileiras. Quatro cotas foram disponibilizadas, cada uma abrangendo 500 carros nas sedes das partidas. No Rio de Janeiro serão 150 e, em Recife, 50. Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Fortaleza terão 75 táxis cada. Os pacotes custam a partir de R$ 200 mil (valor equivalente a um mês de contratação) e cobrem de um a três meses.
“É enorme a visibilidade obtida pelas marcas quando inseridas em veículos desse tipo durante os grandes eventos. Aeroportos, rodoviárias e hotéis recebem muita gente no período e os táxis tornam-se um meio de transporte bastante procurado. Para se ter uma ideia dessa abrangência, esses 500 carros percorrem, em média, 150 km por dia cada um. No total, 75 mil km por dia”, calcula Marcio Minchilo, diretor da Cartaxi. Clientes que comprarem as cotas por três meses terão 65% de desconto em anúncios entre os meses de agosto e dezembro e preferência nas cotas para a Copa do Mundo, que a empresa começará a vender um ano antes do evento.
Instaurada em 2007, a Lei Cidade Limpa proibiu anúncios externos nos táxis de São Paulo, além de outdoors e outras modalidades de mídia exterior. Por conta da restrição, foi dada uma atenção maior à publicidade no interior dos veículos. Ainda assim, para Minchilo, a proibição prejudicou os anunciantes, sobretudo os pequenos. “O táxi é uma mídia muito democrática e bem mais acessível do que outras em termos financeiros. A lei foi um prejuízo muito grande para os anunciantes menores, que não têm verba para comprar espaço no mobiliário urbano, por exemplo. Na época, sofremos muito. Quando se tira a mídia da rua, é necessário um retorno à memória do consumidor. A solução foi direcionar a empresa para vendas em outras cidades. Isso faz seis anos e hoje, felizmente, estamos presentes em 500 municípios do país”, contextualiza.
Glade
Iniciativas como Glade Sensations Car driblam a proibição na maior cidade do país. Viabilizada pela Cartaxi para a SC Johnson, uma pesquisa com base em ações de testes das fragrâncias do Glade Sensations Car demonstrou, após a entrega de amostras e questionários nos automóveis, que 79% dos passageiros desconheciam o produto e 85% nunca o compraram. O Glade Sensations Car, no entanto, levou a nota máxima de 52% do público. No total, 300 táxis receberam amostras do aroma e display para a parte de trás do banco dianteiro, além da distribuição de material gráfico no espaço Take One.