A Aventura Entretenimento e a BR Properties trazem de volta à cena cultural do Rio de Janeiro o teatro Adolpho Bloch, que no final da década de 1950, como Teatro Manchete, revelou grandes nomes da arte, entre eles Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto. O teatro será inaugurado nesta sexta-feira (4) com a apresentação do espetáculo  “O Musical da Bossa Nova”, apresentado pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, que cumpriu temporada de quatro meses em São Paulo e já passou por Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São José dos Campos. A direção é de Sergio Módena e Délia Fischer.

 Fechado para o público desde 2000, o Teatro Adolpho Bloch fica no edifício Manchete, localizado no bairro da Glória. Projetado nos anos 70 pelo arquiteto Oscar Niemeyer em estilo modernista, o prédio era sede da Rede Manchete, da Revista Manchete e de todos os veículos da Bloch Editores. O imóvel foi desocupado depois de decretada a falência do grupo em 2000 e, em junho de 2010, a BR Properties o comprou para a construção de um edifício-garagem, mantendo e reformando também o teatro. Em 2012, a reforma do teatro foi concluída. 

O teatro Adolpho Bloch ficará sob a responsabilidade da Aventura Entretenimento nos próximos seis meses. “Acreditamos que os empresários, cada um em seu setor, precisam apostar no Rio de Janeiro. A Aventura continua acreditando no poder na arte, da cultura e do entretenimento para transformar uma cidade”, disse Luiz Calainho, sócio da Aventura.

A abertura do Teatro Adolpho Bloch com “O Musical da Bossa Nova” marca também os 60 anos do surgimento do movimento (segundo críticos, a Bossa Nova iniciou-se em agosto de 1958, quando foi lançado um compacto simples do violonista baiano João Gilberto).