A Telefônica anunciou nesta segunda-feira (17) que irá investir em um fundo de capital de risco para empresas com o objetivo de desenvolver projetos ligados à tecnologia da informação. De acordo com Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica no Brasil, o grupo irá trabalhar na capitação de fundos de venture capital e growth capital, investindo em áreas ligadas à mobilidade e aplicativos para a rede.
Embora não revele detalhes, como aporte inicial e parceiros, o executivo afirmou que 20% a 30% do montante será investido em ventury capital e os 70% a 80% restantes, em growth capital. Os investimentos em ventury serão destinados a empresas de pequeno porte, que necessitariam de investimentos para crescer, e o restante, em operadoras já consolidadas.
Segundo Valente, os fundos irão fomentar o desenvolvimento de projetos em sete áreas específicas: aplicativos de plataformas em vídeo, aplicativos móveis, computação em nuvem, serviços financeiros, segurança eletrônica e da informação, saúde eletrônica e tráfego máquina-máquina. A previsão é que o projeto seja lançado até 30 de julho deste ano.
Sobre as motivações da Telefônica em investir em empresas inovadoras, Valente afirma que fidelização do cliente e valorização da marca são os pontos principais. “A Telefônica é uma empresa de ponta, estamos num momento de produção industrial de fibra ótica. No caso da Vivo, temos conexão 3G na maior parte dos municípios. Somos uma empresa de ponta e estamos vendo que o valor da marca virá de soluções e aplicações que gerem fidelização”. O anúncio sobre os novos investimentos da empresa foi feito na abertura da Campus Party 2011, da qual a Telefônica é a patrocinadora oficial.
por Keila Guimarães