O Terra terá um novo CEO global em breve. A empresa anunciou que o atual ocupante do cargo, o brasileiro Paulo Castro, já está se preparando para deixar o posto e auxiliando no processo de transição que deve ser completado em um mês. O substituto já escolhido é o executivo espanhol Javier Castro, que até o momento era diretor global de canais do grupo Telefonica.
A notícia foi revelada pelo próprio Paulo Castro nesta última quinta-feira (1), quando enviou um comunicado para os funcionários explicando a situação. “Depois de mais de 25 anos de empresa, quero anunciar que decidi encerrar a minha etapa no Terra, a partir de novembro. Deixo o Terra para me dedicar a novos empreendimentos. É chegado o momento de encarar outras oportunidades e desafios. Nos últimos 10 anos estive a frente da gestão dos negócios, sendo sete anos como diretor geral da operação brasileira e nos últimos três anos, como CEO Global da companhia”, disse o executivo, que trabalha no Terra desde o início da companhia.
O Terra vem passando por uma ampla restruturação desde agosto deste ano, quando foram demitidos cerca de 50 funcionários do portal. A estratégia da empresa é deixar de ser um produtor de conteúdo e se tornar um curador de diversas fontes de notícias.
Novo CEO
Entre os principais desafios do novo CEO Javier Castro para a nova etapa do Terra está o fortalecimento da empresa nos três pilares de negócios que o Terra se propõe a competir atualmente – mobile, serviços digitais e vendas programáticas. Além disso, o executivo precisará criar novas formas de rentabilização para o negócio.
Na nova gestão, os demais países da América Latina devem ganhar mais importância no negócio.
“É um orgulho assumir este cargo e estar à frente de uma empresa referência na América Latina, entre os segmentos de serviços e conteúdos Internet. Terra representa uma grande oportunidade no mercado e confio no legado deixado por Paulo, assim como em sua extraordinária equipe”, afirma Javier Castro.