Guntovitch: estamos 'comprando o tempo' da HorizonA The Group e a Horizon Consulting, consultoria de negócios especializada em branding e marketing, fizeram uma parceria cujo objetivo é fortalecer a visão estratégica da agência de ativação em relação aos seus clientes. Segundo Fernando Guntovitch, sócio-diretor da The Group e vice-chairman do Worldwide Partners (WPI – rede mundial de agências independentes da qual a The Group faz parte desde 1995), por mais que o planejamento da agência seja completo, sempre há brechas que podem ser preenchidas no relacionamento com os clientes. “Temos aqui oito planners, investimos forte em pesquisas, a criação se envolve junto com o planejamento. Mas é difícil sair daquele ritmo que dita o dia a dia da operação. Foi aí que surgiu a ideia dessa parceria com o Fabio Pando (sócio-fundador da Horizon), que foi nosso cliente quando atuou em empresas como Santander, J&J, Pão de Açúcar e Telefônica”, afirma.

Pando diz que cabe à Horizon analisar a situação da empresa, entrar a fundo no negócio do cliente e entender o mercado e suas oportunidades. “A partir daí recomendamos ou até implementamos ações que tragam resultados tangíveis para o nosso cliente”, diz. Para o executivo, o mercado está cada vez mais complexo, com um número de ofertas bem maior do que em outros tempos e consumidores bem informados. “Porém, nesse ambiente de mudanças constantes, os bens tangíveis são facilmente copiados, utilizam a mesma tecnologia e apresentam poucas diferenciações competitivas. Ao contrário dos ativos intangíveis, como gestão de marca e cultura empresarial, por exemplo, características que são oportunas para gerar valor às empresas. E é aí que trabalhamos para que nossos clientes atinjam seus objetivos de negócios e resultados”, explica.

Método

A Horizon trabalha em um conceito definido como “performance com causa”, utilizando ferramentas que abrangem desde comunicação 360º, marketing, branding e estratégia de negócio, até neurociência do consumo, antropologia, sociologia e desenvolvimento técnico e comportamental dos consumidores. “Os profissionais de marketing das empresas respondem hoje por uma parte muito importante do negócio. E nem sempre suas agências e parceiros conseguem dar conta de todas as demandas. Nós entramos na parceria para detectar insights e identificar oportunidades, que pode ser até o desenvolvimento de um briefing mais estruturado e objetivo, que aumenta a satisfação e diminua o custo do trabalho”, explica Pando. “Muitas vezes um cliente sabe que tem problemas, mas encontra dificuldades de materializar as soluções para resolvê-los”, completa.

Guntovitch diz que não se trata de uma associação nem uma parceria exclusiva, mas que estão “comprando o tempo” da Horizon. “Não é um trabalhão para a área promocional, nosso know how no mercado, mas sim de conhecimento de marca. O nosso setor terá um crescimento exponencial nos próximos anos devido ao momento econômico do país e aos grandes eventos esportivos. Por isso, a The Group busca como diferencial esse serviço a mais para oferecer aos clientes da casa. Um trabalho inteligente e que nos dará frutos no futuro”, acredita.

Para 2012, a The Group estima um crescimento de 8% em comparação ao ano passado. Segundo Guntovitch, foram feitos investimentos nas áreas de cenografia, trade e shopper marketing. “E agora nessa parceria, que começa a ser exercida desde já e deve render resultados já em 2013”.