O TikTok lança a campanha #MinhaVozImporta, para promover conteúdos e fortalecer novas narrativas negras. A partir desta quinta-feira (5), a cada semana, a campanha será desdobrada em mais quatro hashtags que abrirão espaço para novos conteúdos sobre os temas sugeridos pela plataforma.
Como parte da ação, o TikTok vai promover atividades internas que visam aumentar a consciência racial de seus colaboradores e fomentar iniciativas ainda mais plurais nas comunidades.
No kick off da campanha #MinhaVozImporta, a plataforma irá convidar seus criadores a compartilharem conteúdos artísticos com as hashtags #MinhaArteImporta, valorizando a música, a arte, o humor, a fotografia, a dança e todos os outros tipos de expressão, além de atividades “Faça você mesmo”, de 4 a 9 de novembro. Dando sequência, o chamado de #MinhaBelezaImporta, com foco em moda, maquiagem e cabelo, entra no ar no período de 10 a 15 de novembro. A penúltima hashtag da campanha é #MinhaHistoriaImporta, entre os dias 16 e 20 de novembro, e vai contemplar conteúdos sobre literatura, arquitetura, ancestralidade, culinária e cultura. Fechando o mês, entre os dias 21 e 30, será a vez de falar em #MeuFuturoImporta, trazendo debates sobre educação, empreendedorismo, carreira, motivação, saúde, meio ambiente, tecnologia e games.
Na programação musical, o TikTok fechou uma parceria com o grupo Olodum, que realizará uma live no dia 20 de novembro. Além deles, diversos artistas negros participarão da programação que combinará artistas conhecidos do grande público com emergentes, dando visibilidade a novos trabalhos na plataforma. Na primeira semana, a plataforma recebe o cantor Péricles em uma transmissão ao vivo. A programação completa pode ser acompanhada diretamente na plataforma.
Como parte da ação, o TikTok também vai promover atividades internas que visam aumentar a compreensão sobre o racismo e a equidade étnico-racial de seus colaboradores, como parte de um processo educativo de longo prazo, envolvendo todos os níveis. O projeto contará com a participação de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e de Lia Vainer, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além da parte educativa, a empresa irá ampliar sua rede de parceiros para aprimorar o processo de seleção e melhorar em equidade racial internamente.
“O ano de 2020 escancarou os efeitos e os desafios do racismo estrutural. A busca por equidade, inclusão e diversidade é um dos nossos principais compromissos no Brasil. Não se trata de uma ação isolada e restrita ao mês de novembro. Mas sim, de avançarmos num trabalho de longo prazo, dialogando com pessoas e organizações negras estratégicas para o TikTok, e que ganha o reforço com essas ações nesse período. Queremos também inspirar criadores negros para que possam se expressar e trazer à tona qualquer assunto que julguem relevante, pois sabemos que diferentes perspectivas enriquecem a sociedade como um todo. Tudo isso, apostando na criatividade, na alegria, na diversidade e no respeito às nossas políticas, que são marcas registradas do TikTok”, conclui Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil.