Evento aconteceu nesta quinta-feira (1) em São Paulo e apresentou insights para a criação de vídeos ao longo do ano

O TikTok promoveu o TikTok Ad Awards Reverse nesta quinta-feira (01). O evento aconteceu na Arena Tik Tok, localizada no Itaim Bibi, em São Paulo, e reuniu membros da plataforma e das agências para debaterem os pontos que levaram os cases a vencerem a premiação de publicidade que aconteceu em dezembro de 2023.

Ao longo da apresentação, Beatriz Ramires, marketing Insights e strategy manager do TikTok, usou o espaço para explicar quais são os pontos que fazem com que algo se torne uma tendência — as famosas trends — na plataforma.

Segundo ela, existem três pontos cruciais, sendo eles a força de tendência, composta por transformações comportamentais em grande escala e duradouras; sinais de tendências, que marcam o interesse ou comportamento emergente dos usuários revelado por meio de novos padrões de conteúdo e, por fim, momentos de tendência, que são os estímulos criativos que rapidamente ganham tração e entusiasmo graças ao alto engajamento. As duas primeiras demonstram as tendências que seguem o que é chamado de "moda" e duram por um longo prazo, já a última, ocupa o espaço do "em alta" e tem curta duração.

Ao mesmo tempo em que o consumo de conteúdo tem sido acelerado pelos avanços das tecnologias, Beatriz também falou sobre o cenário antagônico que os usuários de redes sociais vivem atualmente. Segundo ela, a população ainda vive com uma certa incerteza após a pandemia do coronavírus, que fez com o mundo tivesse que repensar as formas de viver.

Neste cenário, a gerente destacou que ao mesmo tempo em que houve um sentimento de aceleração do cotidiano, as pessoas tem tido a vontade de desacelerar a rotina. Além disso, o antagonismo também aparece no momento em que a população aderiu uma postura de pragmatismo mas, ao mesmo tempo, tem buscado por conexões verdadeiras.

Outro ponto destacado foi junto com os avanços tecnológicos acelerados, as pessoas também estão vivendo uma insegurança quanto ao papel dessas tecnologias na sociedade.

No final da sua fala, Beatriz destrinchou os três tipos de conteúdos que são encontrados no TikTok, sendo eles os de intencionalismo, escapismo e comunidades, que foram completados por Marina Dias, brand strategist, e Marina Landherr, creative lead.

Marina Dias, brand strategist, e Marina Landherr, creative lead, durante o evento (Divulgação)

Os vídeos de intencionalismo são aqueles em que o consumo é feito de forma criteriosa e tem como objetivo o aprendizado, a conexão com outras pessoas ou, por exemplo, a busca por inspirações.

Atualmente, as principais hashtags deste tipo de conteúdo são #aprendanotiktok com 22 bilhões de views, #indicacaodefilme com mais de 80% views em relação aos outros anos e #inspiracaodelooks, com 7,9 milhões de visualizações.

Já os conteúdos de escapismo são aqueles que promovem um momento de fuga e alienação intencional para os usuários. "Aqui, a intenção é se distrair e fugir da realidade", explicou Marina Dias.

Os principais conteúdos escapistas do momento são os que possuem as hashtags #delulu com 3.7 bilhões de views, #girlmath com 2.6 bilhões de views e #gatosfofos com 1.7 bilhões. Outro exemplo de conteúdo escapista são os vídeos de ASMR, que somam mais de 21 milhões de vídeos.

Por fim, os vídeos da vertente de comunidade são aqueles buscados por pessoas que estão atrás de conexões com outras pessoas como uma forma de potencializar as suas individualidades. Aqui, as hashtags mais populares do momento são #maternidade com 31 bilhões de views e #booktok com 219 bilhões de views.

Ao final do Tik Tok Ad Awards Reverse, a dupla de Marinas usou o tempo para dar dicas às agências sobre como obterem mais sucesso nos conteúdos publicados na plataforma, com base nos tipos de conteúdos citados anteriormente.

Segundo elas, as agências e marcas podem usar mais da ousadia nos conteúdos para estimular os aspectos exclusivos de cada cliente, seja para educar, entreter e enriquecer a comunidade. Além disso, as executivas também ressaltaram a importância das empresas prestarem mais atenção nas linguagens e permitirem que as marcas caminhem para um lado que fuja um pouco da realidade do cotidiano e brinquem mais com o lúdico.

A última dica apresentada no evento foi a recomendação para que as agências e clientes entendam as particularidades dos seus públicos e estabeleçam ações consistentes na plataforma para cultivarem o sentimento de confiança e pertencimento.