Claro, Oi e TIM estão autorizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a partir desta sexta-feira (3), a voltar a vender novas linhas de celular nos estados onde estavam proibidas de comercializá-las desde o último dia 23. A entidade informou por meio de comunicado que “após a apreciação e aprovação de planos de melhorias encaminhados pelas empresas, a agência decidiu autorizar a comercialização e a ativação de novos acessos”.
O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que as propostas foram consideradas satisfatórias e que serão acompanhadas trimestralmente pela agência. O comunicado também esclarece que, “caso não haja evolução positiva nos indicadores, a comercialização e a ativação podem ser novamente suspensas”. “A expansão da base de assinantes deve ser acompanhada por investimentos que permitam a melhoria contínua da qualidade do serviço. As prestadoras devem entregar aos seus clientes tudo aquilo que prometem”, disse Rezende.
As operadoras foram proibidas de vender novos chips por causa dos problemas nos serviços e do alto índice de reclamações dos consumidores. A TIM foi a mais atingida pela punição da Anatel, sendo proibida de vender em 19 estados, seguida da Oi, em cinco, e da Claro, três (incluindo São Paulo). O critério utilizado pela Anatel foi de punir uma operadora por estado, levando em conta aquela que tinha o maior número de reclamações. Segundo a agência, no período de 2012-2014, as três prestadoras se comprometeram a investir R$ 20 bilhões para melhorias no serviço.