Para fortalecer a marca Live TIM, serviço de internet fixa da operadora, a Artplan criou o projeto Emoti Sounds, que transforma os famosos emoticons do teclado do celular ou do computador em sons para pessoas com deficiências visuais. A ferramenta que deu mais vida aos símbolos é um plugin para quem usa o leitor de tela livre NVDA (NonVisual Desktop Access) em desktop, que proporciona uma sensibilidade maior à interpretação das imagens que até então eram lidas de maneira fria, por meio de uma gravação de voz que descrevia a imagem. Um exemplo prático: o leitor de tela reproduz o som de um beijo, em vez de dizer “emoticon beijo”, e assim com as 68 imagens traduzidas pelo plugin.

Divulgação

A concepção dos sons contou com a colaboração da equipe do Instituto Benjamin Constant, tradicional centro de referência nacional para questões da deficiência visual.

Rodolfo Medina, presidente da Artplan, afirma que o projeto inaugura uma nova forma de comunicação, socialmente relevante e acessível, e promove mudança na vida das pessoas. Segundo ele, a agência estudava oportunidades para tornar concreto o conceito #DaPraSerAssim, que a Artplan criou para a Live TIM em 2015 e utillizou ao longo de todo o ano na comunicação da marca. O conceito está atrelado a boas práticas, focando na ideia de que a Live TIM se preocupa com a qualidade do serviço que presta aos seus clientes, com a intenção de entregar a melhor experiência na utilização da internet, e, por isso, acredita que dá para fazer o certo sempre.

“Após alguns meses de pesquisa, a Artplan acabou percebendo que a experiência dos deficientes visuais ao navegar na internet não era totalmente acessível, pelo contrário, eles enfrentam muitas barreiras para navegar e para se comunicar. Para se ter uma ideia, algumas redes sociais muito conhecidas ainda não possuem audiodescrição. Foi então que surgiu a ideia dos Emoti Sounds. A nossa iniciativa torna tangível o conceito #DaPraSer- Assim, oferecendo um projeto de acessibilidade e inclusão relevante para tantas pessoas”, afirma Medina.

Maria da Gloria Almeida, assessora da direção-geral do Instituto Benjamin Constant, conta que o instituto participou testando os sons e sugerindo modificações. “O projeto é pioneiro no segmento e compreende todas as diretrizes que o Instituto valoriza, dentro do tripé que trabalhamos, alinhando acessibilidade, inclusão e cidadania. Para quem não tem deficiência visual, este parece um projeto simples. Mas ele humaniza uma ideia. Afinal, a emoção não afeta apenas a determinados grupos de pessoas, atinge a todos os homens”, diz.

Livia Marquez, diretora de advertising & brand management da TIM Brasil, explica que o projeto reforça o compromisso da marca com a integridade e a transparência. “Nós entendemos que essa postura de respeito e parceria deve extrapolar as ações focadas somente no produto. A ideia é torná-la tangível à população, com um projeto de acessibilidade e inclusão relevante para tantas pessoas”, destaca a executiva.
O plugin Emoti Sounds é gratuito e está disponível para leitura em português e inglês. Deve ser instalado através da área de Add On do NVDA ou através do site do projeto Emoti Sounds no link www.emotisounds.com.