A Ampro (Associação de Marketing Promocional) surgiu em 1993 com o objetivo de representar as aspirações do segmento de live marketing em todo o território nacional. Ao longo de seus 25 anos, a entidade vem buscando maior unicidade nos pleitos e no discurso em prol de uma relação mais sustentável. Nesta entrevista, Celio Ashcar Junior, chairman da Ampro, faz um balanço da trajetória da associação, fala da relação com os anunciantes e seus desafios. Para ele, é a experiência ao vivo com o público que vai trazer retorno de comunicação para as marcas.

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Balanço dos 25 anos
A Ampro nasceu do desejo dos principais líderes do mercado em ter uma associação que pudesse pleitear de uma forma única as aspirações de todo um segmento. Conquistamos muitas coisas em nossa trajetória, como a certificação e regulamentação da área. Junto com nossos 320 associados buscamos a unicidade nos pleitos e no discurso em prol da relação mais sustentável. O live marketing, diferentemente das outras ferramentas de comunicação, abrange muitas maneiras de fazer uma ação. Não é só fazer um evento. A experiência não é apenas execução. Todo mundo vê, mas poucos enxergam o live marketing. Ao longo desses 25 anos só temos motivos para comemorar a existência da Ampro. Estamos sempre buscando novos desafios para ajudar os nossos associados como, por exemplo, Ampro Live Experience, Women Empowerment, Live Festival e Ampro Talks.

Desafios
Assim como todas as ferramentas de comunicação, o live marketing passa por um processo de transformação. Como transmitimos mensagens de marcas, produtos e serviços para pessoas, temos de nos adaptar ao novo perfil dos consumidores. Afinal, o mundo é outro. A comunicação hoje é praticamente ao vivo, acompanhamos muito isso durante a Copa do Mundo na Rússia. Tudo isso tem uma parte boa e uma ruim. A ruim é que você não consegue controlar as mensagens e a veracidade do que o público compartilha, mas, por outro lado, o mercado fica mais dinâmico. As agências e marcas são diariamente desafiadas a encontrar novos formatos de comunicação com as pessoas. Então, o live marketing tenta entender como o mundo on e o off se comportam através da experiência, pois a nossa área é baseada na experiência.

Digital
Enxergo o digital como um acelerador. Antigamente, você ficava seis meses planejando uma ação para depois ter um recall, mas com o digital é na hora. Você usa o digital para repercutir, acelerar, multiplicar e compartilhar informações. Ele veio para dar agilidade a esse mercado que, por muito tempo, ficou parado, pois você só tinha televisão, rádio e outdoor. Então, ele trouxe um ritmo maior para a comunicação.

Não é ferramenta
O digital deixou de ser ferramenta para se tornar conceito. Quando as pessoas me perguntam se realizamos trabalhos digitais, tenho até dificuldade em responder, pois o digital é um meio. A tecnologia nunca vai substituir a experiência ou o contato com as outras pessoas. Ela vai te ajudar a alcançar alguma coisa, mas não anula a relação humana, pois ela sempre será mais forte do que a tecnologia. A tecnologia vai ajudar a aproximar pessoas e não a afastar.

Mercado
Neste momento, os clientes deram uma desacelerada, e continuamos tendo de fazer mais com menos. O que me incomoda é o fato de um anunciante contratar uma agência para fazer publicidade com um contrato de um ou dois anos e quando é para fazer live marketing, que é a experiência ao vivo com os clientes, a contratação é job a job. Não consigo entender qual a diferença. Gostaria que alguém me explicasse. Acredito que os anunciantes ainda não entenderam que a experiência com o público é que vai trazer o retorno para eles. Uma coisa não anula a outra, pois acredito que é importante ter um filme na televisão, um anúncio no impresso, no digital, mas a experiência soma-se a tudo isso. Essa forma de relação entre agências e clientes não existe lá fora. Lá você observa as empresas fazendo de tudo um pouco. Não existem essas caixinhas que encontramos aqui. As agências fora do país fazem comunicação.

Tendência
Para a ação de live marketing alcançar o sucesso, ela precisa ser cada vez mais engajada e multiplicada. Falar de uma vez só com muitas pessoas é a grande tendência do live marketing. A ação pode até ser pequena, mas com o compartilhamento poderá ter alcance enorme.

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