A Tok&Stok, a Mobly e a Leroy Merlin foram as primeiras empresas que aceitaram extinguir o termo “criado-mudo”.

A ação segue um pedido pela Etna, que iniciou um movimento no Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20).

As marcas responderam o post feito pela Etna no Instagram. Além delas, Breton e Empório Design aceitaram participar.

A Leroy Merlin, terceira marca a se comprometer com a exclusão do termo, convidou Magazine Luiza e Americanas na tarde desta sexta-feira (22).

A ideia do movimento é extinguir o termo do vocabulário dos brasileiros e das varejistas do segmento. O móvel passará a ser chamado de “mesa de cabeceira”.

Os fornecedores também serão convidados a ampliar o movimento, trocando o nome em embalagens, manuais e notas fiscais.

A Tracylocke Brasil, agência global de shopper experience dos Grupos Omnicom/DDB e ABC, criou a campanha e a #CriadoMudoNuncaMais.

A marca tem ainda uma página com informações do contexto histórico e origem do tema.

FICHA TÉCNICA

Agência: TracyLocke Brasil | DDB

Título: Criado Mudo Nunca Mais

Cliente/Produto: ETNA

CEO: Thomas Tagliaferro

CCO: Rodolfo Barreto

Criação: Thiago Dias, Guter Sá, Leandro Rosso e Débora Capriolli

Consulta/ Pesquisa: Cintia Quirino

CSO: Jader Crivelaro

Gerentes de planejamento: Rafael Rebelatto e Natalia Feres

Head de Mídia: Lucia Cucci e Gustavo Gonzales

Mídia: Barbara Pinheiro

Atendimento: Michel Issa, Jonas Fortes, Flavia Cotrim e Camila Chapouto

Gerente de Projetos: Marthan Lion

Community Manager: Felipe Casas

Head de RTV/Produtor Executivo: Pedro Canuto

RTV: Jade Solano e Juliana Miyake

Diretor/a de cena: Raphael Felisbino

Diretor/a de fotografia: Wellignton Vidigal da Silva e João Leão

Produtor/a de elenco: Juliana Gomes

Produção: Rodriguinho Gonçalves

Som Direto: Hudson Teixeira dos Santos

Montagem: Raphael Felisbino

Casting: Aline Oliveira, Isabel Cristina dos Reis, Adriano Mateus da Silva, Bruno Souza, Fernanda Ross

Produtora de áudio: Lucha Libre

Agradecimentos: Academia de Filmes e Gataria Filmes

Aprovação/Cliente: Karina Alfano e Hugo Ribeiro