Em meio a discussões sobre uma possível demolição do Minhocão, como é conhecida a via que liga as regiões leste e oeste de São Paulo, a Toyota aproveitou o cenário para filmar a campanha de lançamento do Etios 2015 (que também teve o Viaduto do Chá, no centro da cidade, como locação). O que gerou um grande trabalho de pós-produção, para “limpar” nas imagens os muros pichados em torno da via paulistana e inclusive “restaurar” um prédio que na véspera havia sido arrebentando por um ônibus.
Pós-produção que também teve o trabalho de um mês para desenhar os protagonistas da campanha – os Emoticar, personagens que aparecem sempre mal humorados e infelizes, e cujos “rostos” foram personalizados um a um.
Com o conceito “Você tem mais para descobrir”, o comercial tem nos Emoticar a representação de outros veículos e os sentimentos deles em relação aos benefícios que o Etios entrega aos seus proprietários, revela o gerente geral de marketing da Toyota, Roger Armellini: “Foi um processo de criação muito intenso e com um resultado supreendente”.
“Acreditamos que a campanha vai consolidar definitivamente um posicionamento diferenciado para o Etios no segmento de compactos”, afirma Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu.
A campanha conta ainda com materiais de ponto de venda, mídia digital e uma série de anúncios, que trazem o mesmo bom humor dos comerciais e possuem um visual totalmente novo. Todas as peças direcionam o consumidor para um hotsite, criado especialmente para esta campanha pela Dentsu em parceria com a AG2. Aliás, coube à AG2 a reformulação na nova presença digital da Toyota.
“Escolhemos trabalhar um visual moderno, impactante e que transmita o mesmo mood dos filmes para todo material gráfico e internet”, destaca Filipe Cuvero, diretor de criação da Dentsu e que assina a campanha ao lado de D’Andrea, Christian Faria, Felipe Faria e Isis Ribeiro. A produção é da Vetor Zero/Lobo, com direção de cena de Mateus de Paula Santos e Nando Cohen. Trilha da Satelite Audio.