Depois de um ano difícil para o mercado, em consequência de crises como a da Europa, a Tudo, agência de ativação do Grupo ABC, se prepara para um 2013 de projetos inovadores, guiados pelo “Arroz de Festa”, produto elaborado em parceria com a consultoria A Ponte Estratégia, de André Torretta, especializada nas classes emergentes. Trata-se de um sistema de mapeamento de eventos do Brasil, entre eles centenas de comemorações pouco conhecidas pela maioria das marcas.
“Aqui qualquer coisa é um grande evento, mas o mercado ainda não descobriu a forma correta de dialogar com os acontecimentos que pipocam pelo país. Há um apego ao estereótipo: todo mundo quer ir ao Carnaval da Bahia, às grandes festas de São João do Nordeste. Você acaba sendo a ‘septuagésima quadragésima quinta’ marca por lá, sem destaque algum. E há muitos ‘Carnavais’ pelo Brasil”, afirma Maurício Magalhães, presidente e sócio da agência.
O executivo cita a Festa do Pau da Bandeira, no Ceará, como exemplo. “É um evento direcionado a mulheres solteiras que costuma reunir cerca de 350 mil pessoas de diversas cidades. Imagine que cadeia de produtos femininos podem estar ligados ao encontro? É de relevância brutal para a região e poucas marcas o conhecem”, continua. Para o projeto, foram mapeados seis mil eventos. Após análises, 1,4 mil foram selecionados. A base de informações possibilita o cruzamento de dados. “O ‘Arroz de Festa’ representa o ponto de partida de um futuro diferente para muitos clientes”, salienta Magalhães.
Sociedade
Além de Magalhães e Sissi Valente, Cleber Paradela e Iron Neto passam a integrar a sociedade da Tudo. Responsável pela direção de planejamento, Paradela começou a carreira em comunicação com apenas 14 anos, quando fundou uma empresa de internet na Bahia. O presidente e sócio da agência também não economiza elogios ao companheiro Neto, diretor de produção. “Pensando nos próximos oito ou dez anos, posso dizer que provavelmente serão eles os guias da agência”, diz o executivo.
Pelo mundo
Apresentada como “uma empresa brasileira em São Paulo”, a Tudo tem acumulado experiências no mercado internacional. Um dos últimos projetos foi criado para o Itaú, em Tóquio, durante o encontro anual do FMI. Magalhães declara que é necessário entender o público internacional e evitar o estereótipo no momento de levar a brasilidade ao mundo. E importante tanto lá fora quanto no próprio território nacional, que adora se prender a conceitos importados, é manter as características que tornam o país tão admirado no planeta. “Nunca ninguém avaliou que o Divino seria protagonista e que Ipanema seria coadjuvante. A gente está nesse ‘momento João Emanuel Carneiro’ (autor de ‘Avenida Brasil’, novela da Rede Globo que mobilizou o país nos últimos meses). Não queremos ser chiques por seguir as tendências de Tóquio, mas sim por seguir o que de mais quente há em Juiz de Fora”, brinca Magalhães.