Em celebração do Dia Internacional das Mulheres, nesta sexta-feira (8), as meninas da Turma da Mônica estão novamente na exposição “Donas da Rua da História”. A mostra homenageia figuras revolucionárias ao redor do mundo e fica em cartaz no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Serão homenageadas 21 mulheres que contribuíram para a história recente da humanidade em temas como as artes, ciência e o esporte. Pela primeira vez entram para a exposição a atriz e Dona da Rua com Síndrome de Down, Tathi Piancastelli, representada pela personagem Tati; a escritora e primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz, como Mônica e a atleta da seleção feminina de futebol, Formiga, nos traços da Milena.
Estão com elas a Prêmio Nobel de Química e Física Marie Curie, interpretada pela personagem Cascuda; a cientista espacial Katherine Johnson, vivida pela Milena; a campeã de judô Rafaela Silva, nos traços da personagem Bonga da Turma do Pelezinho e a ativista e Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, interpretada pela Dona da Rua, Mônica.
“Queremos que as meninas sejam cada vez mais conscientes de suas forças e acreditamos que os exemplos dessas mulheres poderão inspirá-las a se sentirem cada vez mais confiantes. Queremos que as donas da rua possam deixar suas marcas, construindo um legado de mulheres empoderadas”, comenta Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP) e criadora do projeto Donas da Rua, criado para fomentar o empoderamento de meninas e que tem apoio institucional da ONU Mulheres.