Em debate sobre a “Programação da TV Pública” na RioContentMarket na quinta-feira (13), o presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, anunciou a abertura de mais três canais do grupo, sendo dois para TV fechada e um para a plataforma digital. Os canais por assinatura terão programação voltada para conteúdo musical e documentários, enquanto o canal digital terá conteúdo educacional, com foco no ensino fundamental.

Mendonça anunciou que precisarão de conteúdo. “Vamos recuperar o acervo de música da TV Cultura, que é enorme, mas também teremos conteúdos novos, que vamos buscar junto aos produtores independentes. Precisamos de produtos de qualidade para manter uma programação de 24 horas no ar”, anunciou.

A Cultura já tem um canal de educação no ar, a TV Univesp, gerida em parceria com universidades, e que tem como base o ensino à distância. “Na TV que estamos criando, essa programação será voltada especificamente para a educação básica. Portanto, a Fundação Padre Anchieta precisa muito da colaboração de vocês”, disse Mendonça para a plateia formada por profissionais do audiovisual.

Em outubro de 2013, a programação da TV Cultura foi apontada como a segunda melhor do mundo, de acordo com a pesquisa “International Perceptions of TV Quality”, encomendada pela rede britânica BBC, que avaliou a grade de emissoras de 14 países. E a série “Pedro & Bianca”, exibida pelo canal, ganhou o Emmy Kids Internacional como melhor série de 2013.