Entre as emissoras mais antigas do Brasil, a RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, completou 50 anos na última sexta-feira (29). Uma série de ações marca a data, como a reformulação da marca, exposição de fotos, lançamento de dois livros, show de Roberto Carlos, além de investimentos.

Na última quinta-feira (28), a emissora abriu a exposição “RPC TV 50 Anos”, retrospectiva dos principais fatos de sua história. Os visitantes da mostra fazem uma viagem no tempo e conhecem a trajetória da emissora. Também devem interagir com cenário criado a partir de uma fotografia da década de 60 do “Grande Concurso Kolynos – TV”. Em escala real, é possível ser fotografado e trazer o passado para o momento atual. “A exposição está muito emocionante”, comentou Luiz Vieira, diretor geral da RPC TV.

A emissora também lançou os livros “Uma Nova Luz na Sala – A História da TV Paranaense”, do jornalista Sandro Dalpícolo; e “Histórias do Paraná”, do jornalista Jorge Narozniak. Já no próximo dia 6, Roberto Carlos faz show gratuito, encerrando o programa de comemorações.

De acordo com Vieira, diretor geral da RPC TV, o grupo pretende investir mais de R$ 30 milhões em 2011 em produção de conteúdo local nas áreas de jornalismo e dramaturgia, além da criação de um novo canal a cabo. “A audiência vem crescendo ano após ano com liderança absoluta em todas as praças que operamos. A gente vem entregando um produto cada vez melhor. Isso faz um diferencial mercadológico grande”, disse.

Em 2011, a RPC pretende investir cerca de R$ 25 milhões em tecnologia e dramaturgia. Deste montante, R$ 2 milhões serão destinados à dramaturgia e R$ 17,8 milhões para infraestrutura tecnológica e de transmissão, dos quais R$ 10,8 milhões na ampliação da transmissão da TV digital para mais duas emissoras, em Cascavel e Ponta Grossa; e R$ 7 milhões na melhoria da transmissão e abertura de duas novas sucursais no Paraná, em Umuarama e Francisco Beltrão. Atualizada com as novas tecnologias, a emissora já está se preparando para que sua produção jornalística seja em HD (high definition).

O Grupo RPCom está investindo mais R$ 5 milhões no lançamento de um canal a cabo que será colocado no ar no primeiro semestre de 2011. Dirigido à comunidade local, o conteúdo do novo canal será produzido na própria emissora e direcionado a Curitiba. A priorização na produção de conteúdos locais e regionais já vem sendo realizada pela emissora há dez anos. “Sempre haverá espaço para os conteúdos regionais. Quanto mais local for a programação, maior a identificação com os telespectadores. Com isso contribuímos com o desenvolvimento do Estado”, afirmou Vieira, acrescentando: “Precisamos investir na qualidade da transmissão, mas o investimento em conteúdo e pessoas sempre será mais forte. No longo prazo, o que vai nos diferenciar é o conteúdo”.

A regionalização também está presente na estrutura de marketing e comercial da RPC TV. A aposta em oferecer soluções customizadas para o interior do Estado tem como resultado uma projeção de crescimento de mais de 20% em 2010. A emissora atingiu suas metas comerciais no final do setembro. Atualmente, mais de 50% da receita vem do interior. Com o intuito de unir as oito regionais e fortalecer o posicionamento da RPC TV no Estado, a logomarca da emissora passou por repaginação.

Além das oito emissoras da RPC TV, o GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação) conta com os jornais Gazeta do Povo e Jornal de Londrina; o jornal online Gazeta Maringá e duas rádios: 98FM e Mundo Livre FM. Vieira adiantou que o grupo pretende expandir para fora do Paraná. A ideia é investir em mercados como São Paulo e Rio de Janeiro. Um dos projetos será o lançamento de uma unidade móvel em HD.

por Ana Paula Jung