O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2012 com 13,7 milhões de domicílios com TV por assinatura, um crescimento de 7,31% em relação ao mesmo período de 2011. Foram 931.4 mil novas assinaturas nos primeiros três meses do ano e quase 3,3 milhões de novas assinaturas nos últimos 12 meses. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para 45,13 milhões de brasileiros.

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 56,6% da base e a dos serviços a cabo alcançou 41,8% dos assinantes. Em março de 2011, os serviços DTH representavam 48,2% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 49% de market share.

Em março de 2012, o DTH, com a adição de 286,3 mil assinantes, cresceu 3,8%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de 78,2 mil novas assinaturas, um crescimento de 1,4% em março. As prestadoras de MMDS (serviço via microondas), por sua vez, perderam 8,6 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 3,8% de sua base.

Nos últimos 12 meses, as regiões Nordeste (45,4%), Norte (49,7%) e Centro-Oeste (37%) apresentaram índices de crescimento acima da média nacional (31%), enquanto as regiões Sul (26,1%) e Sudeste (28,7%) registraram crescimento inferior. Entretanto, das de 3,3 milhões de novas assinaturas, quase 2,4 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.